Uma proposta de uso dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3679Abstract
Este trabalho visa analisar os questionários socioeconômicos que acompanharam a Prova Brasil 2011, direcionados aos alunos do 5° e do 9° ano do Ensino Fundamental, com base na teoria sociológica de Pierre Bourdieu. Esta opção foi intencional, pois algumas das categorias de análise deste sociólogo, como capital cultural, por exemplo, podem ser percebidas de forma implícita em tais questionários. Entretanto, outras abordagens teóricas também seriam possíveis, corroborando o uso de estruturas teóricas coerentes e consistentes para analisar dados, sejam eles quantitativos ou qualitativos. Não se pretende investigar os dados coletados por estes questionários neste momento, mas analisar as questões e o tipo de informações que tal instrumento pode oferecer aos pesquisadores. Considera-se imprescindível que qualquer análise de dados esteja fundamentada em um aporte teórico adequado, razoável e relevante para o problema de pesquisa, independentemente dos autores ou perspectivas adotados.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-05-30
How to Cite
Candido, H. H. D. (2015). Uma proposta de uso dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(15), 257–276. https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3679
Issue
Section
Número Temático "Pierre Bourdieu: da Sociologia à Educação"
License
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.