EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE PROPORCIONADA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8136

Abstract

Frente a realidade encontrada na sociedade brasileira em relação as questões voltadas para a acessibilidade do deficiente físico, o objetivo desta pesquisa foi analisar os aspectos físicos do ambiente escolar proporcionado a pessoa com deficiência física a partir da política de acessibilidade que rege a educação especial. Os resultados encontrados evidenciam grande necessidade de avanços em relação a políticas públicas que em conjunto com o poder público podem efetivar as mudanças necessárias na arquitetura dos ambientes escolares do município de Parintins, AM, bem como sua manutenção constante. Conclui-se que, grande parte das escolas visitadas no município de Parintins não apresentam estrutura física que garanta efetividade ao processo de acessibilidade de seus alunos. Tal consideração não valoriza a autonomia dos alunos com deficiência, assim como sua inserção na sociedade para que possam ser cidadãos incluídos nos mais diversos segmentos sociais.

 

Palavras-chave: Educação especial. Deficiência física. Acessibilidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana de Souza Natividade, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas

 

Jadson Justi, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor de carreira da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Docente da cadeira de Psicologia e Metodologia do Estudo e da Pesquisa do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Possui Mestrado acadêmico em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Especialização em Bioética pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); Graduação em Pedagogia (licenciatura) e em Fonoaudiologia (bacharelado) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Parecerista de periódicos de renome nacional e internacional; Tem experiência no Magistério Superior, com ênfase em estudo e prática educativa nas áreas de Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica, Construção da pesquisa acadêmica em suas diversas dimensões metodológicas (planejamento, elaboração e execução), Linguagens e competências técnicas da escrita científica, bem como atenção à Educação e a Saúde Humana.

Corina Fátima Costa Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação e Mestre em Ciências da Educação Superior. É especialista em Psicopedagogia. Possui graduação em Pedagogia e atualmente é professora do Instituto de Ciências sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas. Atua na área de Currículo, Planejamento e Avaliação Educacional, Didática, formação de professores e Psicopedagogia.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015. 162 p. Disponível em: <http://www.ufpb.br/cia/contents/manuais/abnt-nbr9050-edicao-2015.pdf>. Acesso em: 19 out. 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9077: saídas de emergência em edifícios. Rio de Janeiro, 2001. 36 p. Disponível em: <http://www.cnmp.mp.br/portal/images/Comissoes/DireitosFundamentais/Acessibilidade/NBR_9077_Sa%C3%ADdas_de_emerg%C3%AAncia_em_edif%C3%ADcios-2001.pdf>. Acesso em: 19 out. 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2004. 105 p. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf>. Acesso em: 27 out. 2017.

BARBOSA, A. S. Mobilidade urbana para pessoas com deficiência no Brasil: um estudo em blogs. URBE: Revista Brasileira de Gestão Urbana, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 142-154, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/urbe/v8n1/2175-3369-urbe-2175-3369008001AO03.pdf>. Acesso em: 12 out. 2017.

BARRETTA, E. M.; CANAN, S. R. Políticas públicas de educação inclusiva: avanços e recuos a partir dos documentos legais. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Universidade da Caxias do Sul, 2012. p. 1-15. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/173/181>. Acesso em: 16 nov. 2017.

BORGES, J. A. S. Sustentabilidade & acessibilidade: educação ambiental, inclusão e direitos da pessoa com deficiência – práticas, aproximações teóricas, caminhos e perspectivas! Brasília, DF: OAB Editora, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: introdução. Brasília, DF, 1998. v. 1. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares. Brasília, DF, 1997. v. 1. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.

CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

DISCHINGER, M.; ELY, V. H. M. B.; MACHADO, R. (Coord.). Manual de acessibilidade espacial para escolas: o direito à escola acessível!. Brasília, DF: Ed. Ministério da Educação, 2009. Disponível em: <http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/mec/manual_escolas_deficientes.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2017.

DUTRA, C. P. et al. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n. 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria n. 948, de 9 de outubro de 2007. Inclusão, Brasília, DF, v. 4, n. 1, p. 7-17, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revinclusao5.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MANTOAN. M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.

NUNES, S. S.; SAIA, A. L.; TAVARES, R. E. Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 35, n. 4, p. 1.106-1.119, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v35n4/1982-3703-pcp-35-4-1106.pdf>. Acesso em: 15 set. 2017.

REIS, M. Metodologia da pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

ROCHA, B. Um dia as coisas serão diferentes… Porto Alegre, 2014. Blog. Não paginado. Disponível em: <http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com.br/2014/05/um-dia-as-coisas-serao-diferentes.html>. Acesso em: 10 nov. 2017.

STRIEDER, R.; ZIMMERMANN, R. L. G. A inclusão escolar e os desafios da aprendizagem. Caderno de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 5, n. 10, p. 144-162, 2010. Disponível em: <http://universidadetuiuti.utp.br/Cadernos_de_Pesquisa/pdfs/cad_pesq10/10_a_inclusao_cp10.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2017.

Published

2019-01-01

How to Cite

Natividade, A. de S., Justi, J., & Vasconcelos, C. F. C. (2019). EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE PROPORCIONADA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(28), 279–294. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8136

Issue

Section

Artigos de Demanda Contínua