PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CAMPO SOCIOAMBIENTAL: ESTRATÉGIA DIALÓGICA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Authors

  • Maria das Graças da Silva Universidade do Estado do Pará (UEPA).

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.10394

Keywords:

Universidade, Educação Básica, Práticas socioambientais.

Abstract

Neste texto analisa-se uma experiência educativa no campo socioambiental enquanto estratégia de aproximação e diálogo entre a universidade, lócus da formação de professores, e a escola pública. Trata-se de ações que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Visa analisar o significado das experiências sociopedagógicas realizadas no contexto da escola, para o processo de mudança de percepção e relação como os ambientes em que os sujeitos históricos convivem e/ou se relacionam. Teve como lócus de realização das ações, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Vera Simplício. Adotou-se como fundamentação, um enfoque teórico-conceitual histórico-crítico, que tem ancorado resultados de estudos, cujos autores têm contribuído para novas epistemologias sobre práticas docentes e formação de professores, em diferentes contextos e em suas múltiplas dimensões.

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Author Biography

Maria das Graças da Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Planejamento Urbano da Universidade federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) com Pós-Doutoramento pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL-PT). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), na Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (GRUPEMA). Pesquisadora vinculada a Rede Lusofono de Educação Ambiental.

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Published

2019-01-01

How to Cite

Silva, M. das G. da. (2019). PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CAMPO SOCIOAMBIENTAL: ESTRATÉGIA DIALÓGICA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE NO CONTEXTO AMAZÔNICO. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(28), 217–232. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.10394

Issue

Section

Artigos de Demanda Contínua