Formação da meta-competência dos futuros professores como base para desenvolver sua prontidão potencial para a educação continuada

Autores

  • Veronika M. Grebennikova Kuban State University, Krasnodar, Russia.
  • Victoria A. Kazantseva Kuban State University, Krasnodar, Russia.
  • Angelica V. Karpenko Kuban State University, Krasnodar, Russia.
  • Andrey N. Krishtopa Kuban State University, Krasnodar, Russia.
  • Oksana A. Us Kuban State University, Krasnodar, Russia.
  • Ilya N. Tuzov Academy of Social Management, Mytischi, Moscow Region, Russia.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16573

Palavras-chave:

Educação continuada, Futuros professores, Meta-competência, Contexto multidisciplinar, Tecnologias integrativas

Resumo

O objetivo do estudo é identificar as características da relação entre a potencial preparação dos futuros professores para a educação ao longo da vida e o nível de desenvolvimento da meta-competência e desenvolver recomendações nesta base para criar condições na universidade para o desenvolvimento dos alunos. 'habilidades meta-cognitivas. Métodos e materiais de pesquisa. O estudo envolveu 748 alunos matriculados em programas de formação de professores. Estudados: o nível de formação dos futuros professores de prontidão psicológica, estratégica e baseada nas competências para a educação ao longo da vida (inquérito por questionário); o nível de desenvolvimento de sua visão de mundo ("Metodologia da atividade de visão de mundo" por DA Leontyev, AN Ilchenko), intelectual ("Desempenho mental e o tipo de inteligência" por BN Ryzhov), cognitivo ("Metodologia para avaliar a natureza sistêmica do pensamento" IA Sychev) e operacional-procedimental (métodos para identificar o nível de formação das operações mentais (métodos para identificar a capacidade de analisar, comparar, generalizar e classificar) componentes de metacompetência. Comparativos (teste qui-quadrado, teste t de Student) e análises de correlação (coeficiente de correlação de Spearman). Resultados. Uma estreita relação foi revelada entre os indicadores de prontidão potencial dos futuros professores para a educação pedagógica ao longo da vida e os componentes individuais da metacompetência, características da visão de mundo dos alunos, sua inteligência e habilidades cognitivas. Conclusão. Os resultados do estudo sugerem que a formação da prontidão dos futuros professores para a formação ao longo da vida deve basear-se não só e não tanto no estímulo à sua atividade motivacional, mas também na criação de condições para o desenvolvimento da sua visão de mundo, inteligência, pensamento sistémico, criativo e habilidades cognitivas gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veronika M. Grebennikova, Kuban State University, Krasnodar, Russia.

Victoria A. Kazantseva, Kuban State University, Krasnodar, Russia.

Angelica V. Karpenko, Kuban State University, Krasnodar, Russia.

Andrey N. Krishtopa, Kuban State University, Krasnodar, Russia.

Oksana A. Us, Kuban State University, Krasnodar, Russia.

Ilya N. Tuzov, Academy of Social Management, Mytischi, Moscow Region, Russia.

Referências

Alekseeva, I. S. (2018). Modern challenges and professional development of a teacher. Bulletin of the North-Eastern Federal University named after V.I. M.K. Ammosov. Series “Pedagogy. Psychology. Philosophy", 2(10), 5-9.
Belkina, V. V., & Makeeva, T. V. (2018). Concept of universal competences of higher education. Yaroslavl Pedagogical Bulletin, 5, 117-126.
Bonkalo, T. I., Logachev, N. V., & Shmeleva, S. V. (2021). Formation of a professional and informational culture of future lawyers as a condition for solving the problems of digitalization of legal professions. In: Popkova, E. G., & Sergi, B. S. (Eds.). Modern global economic system: evolutional development vs. revolutionary leap. ISC 2019. Lecture notes in networks and systems, vol. 198. Cham: Springer, pp. 1318-1327. https://doi.org/10.1007/978-3-030-69415-9_145
Chetvertnykh, T. V. (2019). Metasubject content of formative assessment. Bulletin of Kostroma State University. Series: Pedagogy. Psychology. Sociokinetics, 2, 21-25. https://doi.org/10.34216/2073-1426-2019-25-2-21-25
Fedotova, A. D., & Starostina, S. E. (2018). Superdisciplinary modules as a means of forming universal competencies in masters according to updated educational standards. Scientific notes of the Trans-Baikal State University. Series: Pedagogical Sciences, 13(6), 118-128.
Grebennikova, V. M., & Uzunova, G. P. (2020). Trends in the development of continuing professional education of teachers. Modern science-intensive technologies, 3, 133-137. https://doi.org/10.17513/snt.37954
Gurie, L. I., Kirsanov, A. A., Kondratyev, V. V., & Yarmakeev, I. E. (2006). Integrative foundations of an innovative educational process in a higher professional school: monograph. Moscow: VINITI, 288 p.
Ivanova, E. O. (2018). Formation of universal competencies of students in the process of research activities. Yaroslavl Pedagogical Bulletin, 5, 146-155.
Ivanova, I. V., Gutsu, E. G., & Kochetova, E. V. (2015). Self-development of a teacher in the context of the implementation of a competence-based approach in education. Modern scientific research and innovations, 7-5(S1), 100-108.
Karpov, A. V., & Demidova, P. G. (2013). On the content of the concept of personality metagognitive abilities. Proceedings of the DGPU, 4, 12-19.
Kazakova, E. I., & Tarkhanova, I. Yu. (2018). On measuring the formation of universal competencies of university students. Pedagogy, 9, 79-83.
Kholodnaya, M. A. (2004). Cognitive styles. On the nature of the individual mind. 2nd ed. St. Petersburg: Peter, 384 p.
Khutorskoy, A. V. (2013). Working with the metasubject component of the new educational standard. Public education, 4, 157-163.
Kremer, I. Yu., & Kuznetsova, I. I. (2017). An integrative approach as the basis for the formation of a professionally competent personality of a future teacher. Bulletin of the Donetsk Pedagogical Institute, 3, 25-31.
Krishtopa, A. N. (2020). Model of development of meta competence in the process of natural science training of bachelors of pedagogy. Human capital, 3(135), 135-148.
Mironova, S. P., Olkhovskaya, E. B., & Sapegina, T. A. (2019). Innovative technologies in professional training of bachelors: monograph. Yekaterinburg: Izdatel'stvo RGPPU, 171 p.
Osipov, M. V. (2019). The essence and structure of the meta competence of the subject of educational activity. Modern pedagogical education, 10, 12-14.
Penkova, I. V., Karpova, N. V., Shmeleva, S. V., & Kartashev, V. P. (2018). Health disorders prevention in preschoolers by means of physical education: historical aspect. In: Ardashkin, I. B., Martyushev, N. V., Klyagin, S. V., Barkova, E. V., Massalimova, A. R., & Syrov, V. N. (Eds.). The European proceedings of social and behavioural sciences. Future Academy, pp. 1042-1047.
Raspopova, E. A., Shmeleva, S. V., Tuzov, I. N., Sokolova, V. S., & Latushkina, E. N. (2018). The issue of mental and motor disturbances and correction thereof in children with infantile cerebral paralysis and moderate mental retardation. Prensa Medica Argentina, 104(1), 1000272.
Ryzhov, B. N. (2010). Theory and methodology of systems psychology. Systemic foundations of psychology. Systemic psychology and sociology, 1(2). Available: http://www.systempsychology.ru/journal/2010_1_2/31-ryzhov-bn-sistemnye-osnovaniya-psihologii.html
Shabanov, O. A. (2015). Meta-competence and meta-competence in the framework of the competence-based approach in education. Man and education, 3(44), 53-56.
Strelkov, V. I., Zavarzina, O. O., Shmeleva, S. V., Kartashev, V. P., & Savchenko, D. V. (2016). Psychological barriers in college teacheres "helping professions". Research Journal of Pharmaceutical, Biological and Chemical Sciences, 7(1), 1938-1945.
Sychev, I. A. (2009). Pedagogical conditions for the formation of elements of systems thinking in senior students. Dissertation for the degree of pedagogical sciences. Altai State Pedagogical Academy, Barnaul, 197 p.
Tarkhanova, I. Yu. (Ed.). (2018). Measurement and assessment of the formation of universal competencies of students in the development of educational programs for bachelor's, master's, specialty: collective monograph. Yaroslavl: RIO YAGPU, 383 p.
Tarkhanova, I. Yu. (2019). Formation of universal competencies of university students by means of educational and industrial practice. Socio-political research, 1, 110-118. https://doi.org/10.24411/2658-428X-2019-10344

Publicado

2021-10-16

Como Citar

Grebennikova, V. M. ., Kazantseva, V. A. ., Karpenko, A. V. ., Krishtopa, A. N. ., Us, O. A., & Tuzov, I. N. . (2021). Formação da meta-competência dos futuros professores como base para desenvolver sua prontidão potencial para a educação continuada. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16573. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16573

Edição

Seção

Publicação Contínua