Formação da meta-competência dos futuros professores como base para desenvolver sua prontidão potencial para a educação continuada
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16573Palavras-chave:
Educação continuada, Futuros professores, Meta-competência, Contexto multidisciplinar, Tecnologias integrativasResumo
O objetivo do estudo é identificar as características da relação entre a potencial preparação dos futuros professores para a educação ao longo da vida e o nível de desenvolvimento da meta-competência e desenvolver recomendações nesta base para criar condições na universidade para o desenvolvimento dos alunos. 'habilidades meta-cognitivas. Métodos e materiais de pesquisa. O estudo envolveu 748 alunos matriculados em programas de formação de professores. Estudados: o nível de formação dos futuros professores de prontidão psicológica, estratégica e baseada nas competências para a educação ao longo da vida (inquérito por questionário); o nível de desenvolvimento de sua visão de mundo ("Metodologia da atividade de visão de mundo" por DA Leontyev, AN Ilchenko), intelectual ("Desempenho mental e o tipo de inteligência" por BN Ryzhov), cognitivo ("Metodologia para avaliar a natureza sistêmica do pensamento" IA Sychev) e operacional-procedimental (métodos para identificar o nível de formação das operações mentais (métodos para identificar a capacidade de analisar, comparar, generalizar e classificar) componentes de metacompetência. Comparativos (teste qui-quadrado, teste t de Student) e análises de correlação (coeficiente de correlação de Spearman). Resultados. Uma estreita relação foi revelada entre os indicadores de prontidão potencial dos futuros professores para a educação pedagógica ao longo da vida e os componentes individuais da metacompetência, características da visão de mundo dos alunos, sua inteligência e habilidades cognitivas. Conclusão. Os resultados do estudo sugerem que a formação da prontidão dos futuros professores para a formação ao longo da vida deve basear-se não só e não tanto no estímulo à sua atividade motivacional, mas também na criação de condições para o desenvolvimento da sua visão de mundo, inteligência, pensamento sistémico, criativo e habilidades cognitivas gerais.
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