A revisão bibliográfica como metodologia de pesquisa

Autores

  • Yolvi Ocaña-Fernández Universidad Nacional Mayor de San Marcos Lima, Perú.
  • Doris Fuster-Guillén Universidad Nacional Mayor de San Marcos Lima, Perú.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15614

Palavras-chave:

Artigo de revisão, Bases de dados, Metodologia, Revisão sistemática

Resumo

O artigo de revisão bibliográfica é uma metodologia de pesquisa observacional, retrospectiva, sistemática, orientada para a seleção, análise, interpretação e discussão de posturas teóricas, resultados e conclusões consubstanciadas em artigos científicos divulgados nos últimos anos sobre um tema de escolha, a fim de obter informações relevantes que contribui para a solução de problemas. O objetivo do estudo foi explicar os princípios, a importância, as funções e as fases ou etapas do artigo de revisão da literatura que oferece a estudantes universitários e profissionais uma alternativa metodológica na realização de trabalhos de pesquisa. A metodologia revisou informações científicas datadas de 1987 em diante, as pistas foram submetidas à validade e confiabilidade conforme fornecidas pelas informações, foram consideradas as informações derivadas de bancos de dados: Scopus, Web of Science, entre outros. Foi explicado o princípio da narrativa bibliográfica, conceituação, indicadores de qualidade, etapas do artigo de revisão como o tema ou título do artigo de revisão, busca bibliográfica, organização das informações e redação do artigo. Conclui-se que o artigo de revisão bibliográfica é uma estrutura de artigo científico que se desenvolve a partir de uma análise de pesquisas relacionadas a um determinado problema ou lacuna de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yolvi Ocaña-Fernández, Universidad Nacional Mayor de San Marcos Lima, Perú.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2566-6875

Doris Fuster-Guillén, Universidad Nacional Mayor de San Marcos Lima, Perú.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7889-2243

Referências

Aveyard, H. (2014). Doing a Literature Review in health and social care: a practical guide (3.ª ed.). Maidenhead: Open University Press.

Bedoya, A., Castrillón, J. C., Ramírez, J. E., Vásquez, J. E., & Ariaz Zabala, M. (2008). Producción biológica de hidrógeno: una aproximación al estado del arte. Dyna, 75(154), 137-157.

Brito, R. S., Prado, J. R., & Nunes, C. P. (2017). As condições de trabalho docente e o pós-estado de bem-estar social. Revista Tempos e Espaços em Educação, 10(23), 165-174. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6676

Burgos Rodríguez, R. (Ed.). (1998). Metodología de investigación y escritura científica en clínica. Granada: Escuela Andaluza de Salud Pública.

Castro Rodríguez, Y., Mattos Vela, M. A., & Aliaga del Castillo, A. (2018). Consideraciones en redacción científica: la introducción y los métodos. Odontología Sanmarquina, 21(2), 147-152. https://doi.org/10.15381/os.v21i2.14781

Cohen, C. (2013). Guía de redacción científica. La Habana: Cirad.

Cooper, C., Booth, A., Britten, N., & Garside, R. (2017). A comparison of results of empirical studies of supplementary search techniques and recommendations in review methodology handbooks: a methodological review. Systematic Reviews, 6, 1-16. https://doi.org/10.1186/s13643-017-0625-1

Coughlan, M., Cronin, P., & Ryan, F. (2013). Doing a Literature Review in Nursing, Health and Social Care. Londres: SAGE.

Cué Brugueras, M., Díaz Alonso, G., Díaz Martínez, A. G., & Valdés Abreu, M. D. (2008). El artículo de revisión. Revista Cubana de Salud Pública, 34(4).

De Winter, J. C., Zadpoor, A. A., & Dodou, D. (2014). The expansion of Google Scholar versus Web of Science: a longitudinal study. Scientometrics, 98(2), 1547-1565.

Dijkers, M. P. (2009). The Value of “Traditional” Reviews in the Era of Systematic Reviewing. American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation, 88(5), 423-430.

Dorra, R., Filinich, M. I., Ruiz Moreno, L., Rodríguez Vázquez, B. A., & Solís Zepeda, M. L. (2017). El estado de la cuestión. Tópicos del Seminario, (37), 5-24.

Fuentes Cortés, M. (2013). Las conclusiones de los artículos de investigación en historia. Litertura y Lingüística(28), 215-232. http://dx.doi.org/10.4067/S0716-58112013000200012

Gómez Luna, E., Fernando Navas, D., Aponte Mayor, G., & Betancourt Buitrago, L. A. (2014). Metodología para la revisión bibliográfica y la gestión de información de temas científicos, a través de su estructuración y sistematización. Dyna, 81(184), 158-163.

Higgins, J. P., Thomas, J., Chandler, J., Cumpston, M., Li, T., Page, M. J., & Welch, V. A. (Edits.). (2019). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Oxford: Cochrane/Wiley Blackwell.

Hinde, S., & Spackman, E. (2015). Bidirectional citation searching to completion: an exploration of literature searching methods. Pharmacoeconomics, 33(1), 5-11. https://doi.org/10.1007/s40273-014-0205-3

Horsley, T., Dingwall, O., & Sampson, M. (2011). Checking reference lists to find additional studies for systematic reviews. The Cochrane Database of Systematic
Reviews, 2011(8), MR000026. https://doi.org/10.1002/14651858.mr000026.pub2

Huth, E. J. (1987). Needed: Review Articles with More Scientific Rigor. Annals of Internal Medicine, 106(3), 470-471. https://doi.org/10.7326/0003-4819-106-3-470_2

Kugley, S., Wade, A., Thomas, J., Mahood, Q., Jørgensen, A.-M. K., Hammerstrøm, K., & Sathe, N. (2016). Searching for Studies: A Guide to Information Retrieval for Campbell. The Campbell Collaboration.

Levay, P., Ainsworth, N., Kettle, R., & Morgan, A. (2016). Identifying evidence for public health guidance: a comparison of citation searching with Web of Science and Google Scholar. Research Synthesis Methods, 7(1), 34-45. https://doi.org/10.1002/jrsm.1158

Martín, S. G., & Lafuente, V. (2017). Referencias bibliográficas: indicadores para su evaluación en trabajos científicos. Investigación Bibliotecológica: archivonomía, bibliotecología e información, 31(71), 151-180. https://doi.org/10.22201/iibi.0187358xp.2017.71.57814

Martínez de Sousa, J. (2015). Manual de estilo de la lengua española (5.ª ed.). Gijón: TREA.

Mitru Tejerina, N., & Aranda Torrelio, E. (2001). ABC de la redacción y publicación médico-científica (2.ª ed.). Madrid: Cooperación Cultural.

Oxman, A. D., & Guyatt, G. H. (1993). Guía para la lectura de artículos de revisión. Boletín de la Oficina Sanitaria Panamericana, 114(5), 446-458.

Papaioannou, D., Sutton, A., Carroll, C., Booth, A., & Wong, R. (2009). Literature searching for social science systematic reviews: consideration of a range of search techniques. Health Information and Libraries Journal, 27, 114-122. https://doi.org/10.1111/j.1471-1842.2009.00863.x

Ramírez Ramírez, F. J., De León Peguero, N. G., Cansino Vega, R. A., Arellano Contreras, D., & Ochoa Ayala, D. (2009). ¿Cómo redactar un artículo científico de revisión?. Revista Médica, 2(1), 21-22.

Reyes B., H. (2020). Artículos de revisión. Revista Médica de Chile, 148(1), 103-108. http://dx.doi.org/10.4067/S0034-98872020000100103

Rojas Sola, J. I., Fernández Sora, A., Serrano Tierz, A., & Hernández Díaz, D. (2011). Una revisión histórica: desde el dobujo en ingeniería hacia la ingeniería del diseño. Dyna, 78(167), 17-26.

Sánchez Upegui, A. A. (2011). Manual de redacción académica e investigativa: cómo escribir, evaluar y publicar artículos. Medellín: Católica del Norte Fundación Universitaria.

Silva, L. R., Santos, A. R., & Santos, I. T. R. (2020). Public policies for education of/in the field and the school environment in a settlement of the MST: the intimate relationship with the pedagogical policy. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11737. http://dx.doi.org/10.20952/jrks1111737

Terreros, M. A., Salazar Arrata, J., & Toala Reyes, A. (2019). Artículo de revisión: fases de colaboración y protocolo. Revista Científica Universidad Odontológica Dominicana, 7(1), 30-38.

Valenzuela, C. (2018). Artículo de revisión.

Zinna, A., & Ruiz Moreno, L. (2014). Las razones de la inmanencia. Tópicos del Seminario, (31), 5-17.

Publicado

2021-05-01

Como Citar

Ocaña-Fernández, Y., & Fuster-Guillén, D. (2021). A revisão bibliográfica como metodologia de pesquisa. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e15614. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15614

Edição

Seção

Publicação Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.