Aspectos regionais da humanitarização da educação universitária
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15254Palavras-chave:
Comunicação, A eficácia das comunicações, Gestão educacional, Gestão da comunicação, A eficácia do ensino superiorResumo
A educação universitária moderna na Rússia requer mudanças multidimensionais. Uma das principais direções é a otimização do ambiente educacional, em particular do sistema de gestão. Em primeiro lugar, as mudanças devem ocorrer ao nível dos gestores da educação, que reúnem as qualidades de professor, gestor e psicólogo. Essa necessidade explica os crescentes requisitos para a gestão educacional. Por um lado, um aspecto importante é a competência dos gestores educacionais, por outro lado, devemos tratar do sistema de interação entre gestores e demais participantes do ambiente educacional universitário. Somente uma combinação harmoniosa desses fatores permite que a universidade funcione no nível adequado. O problema da gestão da comunicação nas instituições de ensino é um dos mais significativos no campo do ensino superior. A comunicação é vista como um dos principais recursos para o desenvolvimento e crescimento de qualquer organização. A comunicação como processo de compartilhamento de conhecimento e informação afeta significativamente a eficiência de uma organização. O desafio da gestão da comunicação está principalmente no fato de não haver critérios claros para monitorar o ambiente de comunicação. Esse fato atualiza os problemas da pesquisa empírica da gestão da comunicação no sistema de ensino universitário. A dimensão mais importante da otimização é a melhoria do ambiente de comunicação, associada à competência dos colaboradores e ao sistema de interação. Assim, a otimização do ambiente de comunicação permite não só melhorar os processos de gestão e comunicação, mas também tem um efeito benéfico no funcionamento da universidade como um todo.
Downloads
Referências
Bírová, J., Kružlík, P., Kalimullin, A., Sokolova, N., Haroun, Z., Králik, R., Vasbieva, D. (2018). Mathematical and Statistical Bibliometric Indicators for Scholars in the Field of Romance Languages and Linguistics. EURASIA: Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 14(12).
Blinova, S., Dugina, T., Zabolotskikh, A. (2018). Teaching mixed nationality groups (on the example of students from the Northern Caucasus region). INTED 2018: Proceedings of the 12th International Technology, Education and Development Conference (pp. 7977-7982) Valencia, Spain.
Dolzhich, E., Dmitrichenkova, S. (2018). Computer science terminology (a case study of the Spanish language). INTED2018: Proceedings of the 12th International Technology, Education and Development Conference (pp. 2556-2559) Valencia, Spain.
Gorev, P., Telegina, N., Karavanova, L., Feshina, S. Puzzles as a didactic tool for development of mathematical abilities of junior schoolchildren in basic and additional mathematical education. EURASIA: Journal of Mathematics, Science and Technology Education Vol: 14 num 10 (2018): 178-185.
Neverkovich, S., Bubnova, I., Kosarenko, N., Sakhieva, R., Sizova, Zh., Zakharova, V., Sergeeva, M. (2018). Students’ internet addiction: study and prevention. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 14(4), 1483-1495.
Oliveira, A. M., Gerevini, A. M., & Strohschoen, A. A. G. (2017). Diário de bordo: uma ferramenta metodológica para o desenvolvimento da alfabetização científica. Revista Tempos e Espaços em Educação, 10(22), 119-132.
Pryazhnikov, N.S., Rumyantseva, L.S., Sokolova, N.L., Bakhtigulova, L.B. (2018). Career guidance: harmonization of points of view. Scientific dialogue, 3, 289-303.
Rodrigues, B. M., Santos, J. E. B., & Vasconcelos, C. A. (2020). Conceptions of undergraduate students in Chemistry on the use of interactive interfaces in and for the activities developed in the distance course. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11649.
Santos, J. E. B. (2020). Cartographic narratives: the teaching of mathematics and ICT. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11645.
Sergeeva, M., Bondarenko, N., Shebzuhova, T, Vartumyan, A., Lesnikova, S. (2018). Scientific substantiation of the conception of continuous economic education development. Turkish online journal of design art and communication (TOJDAC), 8, 178–185.
Sergeeva, M., Shumeyko, A., Serebrennikova, A., Denisov, A., Bondarenko, N., Getmanova, E. (2018). Innovative pedagogical experience in practice of modern education modernization. Modern Journal of Language Teaching Methods, 8(11), 814–823.
Sergeeva, M.G., Bondarenko, N.G., Shebzuhova, T.A., Solovyov, B.A., Parinov, D.V., Shvedov, L.A., Ovchinnikov, A.P. (2019). Verification of management-support of professional and educational trajectory of students in the socio-cultural educational environment of the university. Amazonia Investiga, 8(18), 5-14.
Sergeeva, M.G., Flyagina, V.Yu., Taranenko, I.V., Krasnova, E.V., Vilkova, A.V. (2017). The interaction of labour market and educational services market considering social partnership mechanism and specificity of regional educational policy. Ponte, 73(12), 2.
Sergeeva, M.G., Gubarkov, S.V., Zhigalov, K.Yu., Kurmaeva, I.I., Tolmachev, A.V. (2018). Quality management of services of the higher education. Ponte, 74(1), 34-47.
Sergeeva, M.G., Stepanyan, T.M., Spector, A.A., Komov, M.S., Latysheva, N.A., Okhotnikov, I.V., Shvedov, L.A. (2019). Formation of economic competence of the head of the educational organization in terms of professional development. Revista San Gregorio, 30, 1-8.
Sharonova, S., Trubnikova, N., Sokolova, N. (2018). Interpreting religious symbols as basic component of social value formation. European Journal of Science and Theology, 14(3), 117-129.
Sokolova, N.L. (2003). On the components of the meaning of the units of speech etiquette. Philological sciences, 5, 95.
Sokolova, N.L. (2007). Thematic group “Acquaintance” in the English-speaking culture of communication. Bulletin of the Moscow State Linguistic University, 532, 218-227.
Sokolova, N.L. (2018). Professional evolution of a school teacher based on advanced pedagogical experience. Scientific dialogue num 9 (2018): 376-381.
Utemov, V., Khusainova, R., Sergeeva, M., Shestak, V. (2018). Full Packaged Learning Solutions for Studying Mathematics at School. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 14(12).
Vasbieva, D.G., Sokolova, N.L., Masalimova, A.R., Shinkaruk, V.M., Kiva-Khamzina, Y.L. (2018). Exploring the EFL teacher’s role in a smart learning environment – a review study. XLinguae, 11(2), 265-274.
Vasilyeva, I.I., Sokolova, N.L., Mikheeva, N.F. (2017). Some trends in the use of ICT in Russian scientific research in the field of teaching foreign languages and translation in universities (2012-2017). Problems of Applied Linguistics, 27, 7-18.
Volkova, Y., Panchenko, N. (2018). Discourse variation of the concepts of destructive emotions. Vestnik Rossiiskogo Universiteta Druzhby Narodov. Russian journal of linguistics, 22(1), 175-194.
Wang, S., Gorbunova, N., Masalimova, A., Bírová, J., Sergeeva, M. (2018). Formation of academic mobility of future foreign language teachers by means of media education technologies. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 14(3), 959-976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.