Ambiente educacional digital como fator de desenvolvimento da reflexão profissional do professor

Autores

  • Anna Konstantinovna Oreshkina Russian Academy of Natural Sciences, Moscow, Russian Federation; Russian Academy of Education, Moscow, Russian Federation.
  • Dmitry Vladimirovich Lukashenko Research Institute of the Federal Penitentiary Service of the Russian Federation, Moscow, Russian Federation.
  • Ivan Sergeyevich Samokhin Peoples’ Friendship University of Russia (RUDN University), Moscow, Russian Federation.
  • Marina Georgiyevna Sergeeva Research Institute of the Federal Penitentiary Service of the Russian Federation, Moscow, Russian Federation.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16166

Palavras-chave:

Reflexividade dos professores, Formação de professores, Habilidades reflexivas, Atividade pedagógica

Resumo

O artigo explora o problema da reflexividade dos professores, sua influência no processo educacional e as especificidades da atividade profissional dos professores. O objetivo da pesquisa é um estudo teórico e empírico da reflexividade dos professores e suas especificidades de desenvolvimento. As principais formas de desenvolvimento da reflexividade são palestras, treinamento, análise, autoanálise e teste. Para melhorar os traços de personalidade que são importantes para o desenvolvimento da reflexividade (autoconsciência, habilidades de comunicação, empatia, identificação de diretrizes de valores profissionais e pessoais, etc.), um professor também pode usar diferentes jogos e tarefas, juntamente com vários métodos de análise do lições e sua própria contribuição para elas. Todos esses recursos devem ser incluídos no plano anual de uma organização educacional. Os resultados do estudo permitem concluir sobre a eficácia das medidas declaradas para o desenvolvimento da reflexividade dos professores. Dentro do sistema educacional doméstico em constante mudança, um dos principais desafios é treinar professores que atendam aos requisitos do padrão profissional moderno. Uma possível solução para este problema pode ser o trabalho sistemático em uma organização educacional para melhorar as qualidades subdesenvolvidas do professor. Uma dessas características, que pode influenciar no aprimoramento do profissionalismo do professor e garantir o cumprimento do padrão profissional, é a reflexividade. Para além do facto de a reflexividade estar entre os componentes mais importantes da actividade pedagógica, é necessário reconhecer a base criteriosa da reflexividade profissional dos professores que trabalham em organizações educacionais, nomeadamente os aspectos aplicados do seu desenvolvimento na actividade metodológica dos professores.

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Biografia do Autor

Anna Konstantinovna Oreshkina, Russian Academy of Natural Sciences, Moscow, Russian Federation; Russian Academy of Education, Moscow, Russian Federation.

Dmitry Vladimirovich Lukashenko, Research Institute of the Federal Penitentiary Service of the Russian Federation, Moscow, Russian Federation.

Ivan Sergeyevich Samokhin, Peoples’ Friendship University of Russia (RUDN University), Moscow, Russian Federation.

Marina Georgiyevna Sergeeva, Research Institute of the Federal Penitentiary Service of the Russian Federation, Moscow, Russian Federation.

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Oreshkina, A. K., Lukashenko, D. V., Samokhin, I. S., & Sergeeva, M. G. (2021). Ambiente educacional digital como fator de desenvolvimento da reflexão profissional do professor. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16166. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16166

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