Escola Sustentável:
desafios na relação escola e comunidade
DOI :
https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.13567Mots-clés :
Educação Ambiental; Escola Sustentável; Formação de Eco-educadoresRésumé
Resumo: Trata-se de um recorte de pesquisa concluída no âmbito do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática no IFES. Nesse artigo, apresentamos as discussões sobre um curso de Extensão desenvolvido através do Centro de Referência em Formação e Ead/Cefor/IFES. O referido curso objetivou proporcionar às comunidades escolar e local um processo formativo participativo no sentido de discutir fragilidades de práticas realizadas em escolas e/ou espaços que trabalham a Educação Ambiental. Para tanto, foi utilizada uma metodologia de intervenção de caráter participativo à luz de Tozzoni Reis (2007), cujo debate oportunizou discussões, reflexões e indicações por meio do diálogo entre os diferentes saberes. Neste artigo, foram analisados três encontros desenvolvidos durante o referido curso. É possível inferir, que cursos de formação continuada, envolvendo a comunidade escolar e local, abrem caminhos que podem contribuir para explicitar contradições concretas na busca de estratégias coletivas para superá-las na linha de uma educação com qualidade socioambiental como direito.
Téléchargements
Références
ARACRUZ. Lei nº 4.198: Plano Municipal de Educação Ambiental de Aracruz/ES. 20/09/2018. Disponível em: http://www.aracruz.es.gov.br/arquivos/leis/4198.pdf. Acesso em 03 de outubro de 2019.
DEMO, Pedro. Participação é conquista. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
FREIRE. Paulo. Á Sombra desta Mangueira, 5ª edição. São Paulo: Olho d’Água, 2003.
GUIMARÃES. Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas (SP): Papirus, 2007.
LAYRARGUES, P. P. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. Loureiro, F;Layrargues,P; CASTRO, R. (orgs) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez,2002.
LOBINO, M. G. F.; SGARBI, A. D.; LEITE, S. Q. M. A formação de eco-educadores a partir da gestão democrática. Anpae, 2013. Disponível em: http://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT4/GT4_Comunicacao/Maria das Graca FerreiraLobino_GT4_integral.pdf. Acesso em 20.01.2019
LOBINO, Maria das Graças Ferreira. ProJovem Campo Saberes da Terra: refletindo sobre integração de áreas. In: SCARIM, Paulo César; OLIVEIRA, Edna Castro de (Org.). Experiências de formação com educadores e educadoras do ProJovem Campo: reflexões e vivências. Vitória: Geografares, 2012, p. 108-122.
LOUREIRO. C. F.B, Cidadania e meio ambiente. Salvador: Centro de Recursos ambientais. Construindo os Recursos do amanhã. 2003. 168 p.
LOUREIRO, C. F. B. ; COSSIO, M. F. B. . Um olhar sobre a educação ambiental nas escolas: considerações iniciais sobre os resultados do projeto. In: Mello, S.; Trajber, R.. (Org.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental. 1ed.Brasília: MEC/UNESCO, 2007, v. 1, p. 57-64.
LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Critica: contribuições e desafios. In: Mello, S.; Trajber, R.. (Org.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental. 1ed.Brasília: MEC/UNESCO, 2007, v. 1, p. 65-71.
LOUREIRO, C. F. B. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 128p.
LOUREIRO, C. F. B. Premissas teóricas para uma Educação Ambiental transformadora. Ambiente & Educação (FURG) , Rio Grande, v. 8, p. 37-54, 2003.
MEROTTO, R G M. Escola Sustentável: Um estudo de caso desenvolvido em uma escola municipal de Aracruz (ES), à luz da Educação Ambiental Crítica. Dissertação de Mestrado em Educação – Programa de Educação em Ciências e Matemática - Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória (ES). p.160. 2019
PARO, Vitor. Gestão Democrática da Escola Pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2005.
QUINTAS, J. S. Educação no processo de gestão ambiental pública: a construção do ato pedagógico. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Org.). Repensar a educação ambiental um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009. p. 33-80.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico Crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: autores associados, 2013
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção Memória da Educação)
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 19ª edição – Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da pesquisa científica. Curitiba: IESDE, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).