Escola Sustentável:

desafios na relação escola e comunidade

Auteurs

  • Rosieli Geraldina Merotto Foletto IFES
  • Maria das Graças Ferreira Lobino IFES

DOI :

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.13567

Mots-clés :

Educação Ambiental; Escola Sustentável; Formação de Eco-educadores

Résumé

Resumo: Trata-se de um recorte de pesquisa concluída no âmbito do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática no IFES. Nesse artigo, apresentamos as discussões sobre um curso de Extensão desenvolvido através do Centro de Referência em Formação e Ead/Cefor/IFES. O referido curso objetivou proporcionar às comunidades escolar e local um processo formativo participativo no sentido de discutir fragilidades de práticas realizadas em escolas e/ou espaços que trabalham a Educação Ambiental. Para tanto, foi utilizada uma metodologia de intervenção de caráter participativo à luz de Tozzoni Reis (2007), cujo debate oportunizou discussões, reflexões e indicações por meio do diálogo entre os diferentes saberes. Neste artigo, foram analisados três encontros desenvolvidos durante o referido curso. É possível inferir, que cursos de formação continuada, envolvendo a comunidade escolar e local, abrem caminhos que podem contribuir para explicitar contradições concretas na busca de estratégias coletivas para superá-las na linha de uma educação com qualidade socioambiental como direito.

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Références

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Publiée

2020-06-11

Comment citer

Geraldina Merotto Foletto, R., & Ferreira Lobino, M. das G. . (2020). Escola Sustentável:: desafios na relação escola e comunidade. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(1), 1–25. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.13567