Saberes e Práticas de Mestrandos em Educação do Sudeste Goiano sobre Meio Ambiente

Auteurs

  • Wender Faleiro UFCat
  • Geize Kelle Nunes Ribeiro UFCAT

DOI :

https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.13322

Résumé

Meio ambiente e sustentabilidade são temas muito discutidos no nosso contexto atual enquanto sociedade, principalmente quando se fala da relação do ser humano com o meio ambiente. Além disso, a discussão sobre esse tema é bastante atual e uma preocupação mundial, na medida que buscamos satisfazer nossas necessidades essenciais e aspirações individuais dentro das possibilidades ecológicas e ambientais. Isso exige uma mudança de valores, comportamentos e estilos de vida, que pode ser alcançada por meio da Educação Ambiental, desde que essa seja explorada como conceito e prática. Mas quais os saberes sobre meio ambiente e práticas sustentáveis permeiam nossas Instituições de Ensino? Com isso, a proposta da nossa pesquisa foi analisar a compreensão de conceitos e práticas ambientais associadas ao desenvolvimento sustentável de Mestrandos em Educação de uma Universidade Federal do sudeste goiano. A mesma se caracteriza como quali-quantitativa, de caráter exploratório, utilizando a técnica de survey para a obtenção dos dados. Encontramos que a maioria dos participantes possuem práticas efetivas e cotidianas para proteger o meio ambiente e promover a sustentabilidade, reconhecendo que os poderes públicos e privados e a sociedade são corresponsáveis pelos cuidados ecológicos. Além disso, as questões conceituais nos revelaram suas subjetividades, dado que enquanto seres humanos somos regidos pelo nosso contexto social, histórico, político, econômico e cultural. Por fim, esse estudo contribui primordialmente com a instituição em que foi realizada a pesquisa, mas também com outras instituição que tenham o interesse de conhecer suas especificidades sobre a problemática, e, com isso, avançarmos nas reflexões, estudos e debates, tendo como foco a construção de sociedades sustentáveis e cidadãos conscientes ecologicamente.

 

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Wender Faleiro, UFCat

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais e Doutorado em Educação pela UFU. Pós-Doutorado em Educação PUC-GO, ênfase em Educação do Campo. Tem experiência na Educação Básica (Foi Professor concursado do Estado de 2006 a 2010). Foi Coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Araguari; e de 2006-2013 foi docente nessa IES. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão atuando na Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências da Natureza e, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder/Fundador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG; Vice-líder do NEPCampo /UFG (2014-2019) e Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2017-2018); Membro NDE - Educação do Campo habilitação em Ciências Naturais. Coordenador geral da escola da Terra em Goiás (2017/2018- 2020/21). Presidente do I e II Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores (2017 e 2019) e do I Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação popular e do Campo (2017). Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Biologia Regional 4 (2017/2019). E-mail: wender.faleiro@gmail.com.

Geize Kelle Nunes Ribeiro, UFCAT

 Licenciada em Química e Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) – Campus Iporá. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (UFG/RC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores (GEPEEC – UFG/RC). E-mail: geize.ribeiro1@gmail.com.

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Publiée

2020-12-12

Comment citer

Faleiro, W., & Geize Kelle Nunes Ribeiro. (2020). Saberes e Práticas de Mestrandos em Educação do Sudeste Goiano sobre Meio Ambiente. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(2), 1–15. https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.13322