DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA INTERCULTURAL
INTERSECÇÕES ENTRE O ESPANHOL E AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21278Palavras-chave:
desenvolvimento sustentável, educação linguística intercultural, currículo, espanholResumo
Neste estudo interpretativista dialogamos com os objetivos de desenvolvimento sustentável, metas estabelecidas pela Agenda 2030, e a educação linguística intercultural. Para tanto, observamos a língua espanhola no Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Sergipe. Propomos identificar estratégias interculturais no material. Apoiadas nisso, recorremos às práticas curriculares pós-críticas (Silva, 2016), com ênfase no espanhol (Autor, 2022), interseccionadas com a Interculturalidade Crítica (Walsh, 2009). Observamos que o currículo de Sergipe, no âmbito da educação linguística da língua espanhola, possui propostas potencialmente decoloniais para uma construção cidadã cujos estilos de vida sejam sustentáveis, isto é, uma sociedade mais inclusiva e não-violenta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.