TRÊS CORPOS DA VIA CRUCIS
ANÁLISE CORPÓREA A PARTIR DOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21206Palavras-chave:
Literatura Brasileira, Corpo e Narrativa, Crítica Feminista, Clarice LispectorResumo
A obra A via crucis do corpo (1974) de Clarice Lispector traz uma temática diferente de suas demais produções, o que acabou influenciando na recepção do livro pela crítica de sua época. No entanto, esse cenário vem se revertendo com as perspectivas feministas e os estudos de gênero. Em direção à valorização dessa obra, o objetivo deste trabalho será analisar as personagens femininas de três contos da referida obra, a saber: “O homem que apareceu”, “Por enquanto” e “Dia após dia”, a partir das categorias corpóreas 'Corpo Imobilizado' e 'Corpo Liberado' elencadas por Elódia Xavier. Além de Xavier (2007), este estudo contará com as contribuições de Vilma Arêas (2005) e Benjamin Moser (2009). Destacamos a relação dos contos com as categorias corpóreas, ressaltando a riqueza de possibilidades de análise dos corpos nas narrativas de Clarice Lispector.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.