TRÊS CORPOS DA VIA CRUCIS

ANÁLISE CORPÓREA A PARTIR DOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21206

Palavras-chave:

Literatura Brasileira, Corpo e Narrativa, Crítica Feminista, Clarice Lispector

Resumo

A obra A via crucis do corpo (1974) de Clarice Lispector traz uma temática diferente de suas demais produções, o que acabou influenciando na recepção do livro pela crítica de sua época. No entanto, esse cenário vem se revertendo com as perspectivas feministas e os estudos de gênero. Em direção à valorização dessa obra, o objetivo deste trabalho será analisar as personagens femininas de três contos da referida obra, a saber: “O homem que apareceu”, “Por enquanto” e “Dia após dia”, a partir das categorias corpóreas 'Corpo Imobilizado' e 'Corpo Liberado' elencadas por Elódia Xavier. Além de Xavier (2007), este estudo contará com as contribuições de Vilma Arêas (2005) e Benjamin Moser (2009). Destacamos a relação dos contos com as categorias corpóreas, ressaltando a riqueza de possibilidades de análise dos corpos nas narrativas de Clarice Lispector.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliliane Santos Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFS (bolsista CAPES).

Fernando de Mendonça, Universidade Federal de Sergipe

Professor adjunto de Teoria Literária na UFS (DELI / PPGL / PPGCINE). Doutor em Teoria da Literatura pela UFPE.

Downloads

Publicado

2024-10-14

Como Citar

Ferreira, E. S., & Mendonça, F. de. (2024). TRÊS CORPOS DA VIA CRUCIS: ANÁLISE CORPÓREA A PARTIR DOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR. Revista De Estudos De Cultura, 10(25), 1–16. https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21206