A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES NEGRAS EM UM APLICATIVO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21203

Palavras-chave:

Letramento Racial Crítico, Inglês, Linguística Aplicada

Resumo

O presente trabalho, de natureza bibliográfica, documental e interpretativista, conduzido no contexto local do estado de Sergipe, tem como objetivo analisar os materiais didáticos digitais voltados para o ensino de inglês em um aplicativo lançado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe durante a pandemia do vírus da covid-19. A pesquisa focaliza a maneira como esses recursos incorporam ou possibilitam práticas de letramento racial crítico e analisa a representação de mulheres negras, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente o ODS número 5, que advoga pela igualdade de gênero. As análises revelaram uma sub-representação de mulheres negras nos materiais, ilustrando a persistente invisibilidade e marginalização dessas figuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago de Melo Cardoso Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando e mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe e bolsista CNPq.

Ana Karina de Oliveira Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. É professora do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-graduação em Letras. Bolsista de Pós-doutorado no Exterior do CNPq.

Downloads

Publicado

2024-10-14

Como Citar

Santos, T. de M. C., & Nascimento, A. K. de O. (2024). A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES NEGRAS EM UM APLICATIVO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Revista De Estudos De Cultura, 10(25), 1–20. https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21203