DISCURSOS DE RECONHECIMENTO E RESPEITO

UM ESTUDO DE NARRATIVAS DO EU DE ATORES SOCIAIS SURDOS SOBRE SUA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21190

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso, Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso, Luta por Reconhecimento, povo surdo

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar os discursos das lutas por reconhecimento de atores sociais surdos expressos em suas narrativas do eu frente às negações sofridas em seus trajetos educacionais. Para tanto, utilizamos a Análise Crítica do Discurso, com foco na Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso. Dialogamos com os Estudos Surdos e a teoria da Luta por Reconhecimento para uma leitura social e discursiva. Para a leitura linguística, aplicamos a Gramática Sistêmico-Funcional. O corpus é composto por narrativas do eu de alunos surdos do curso de Letras Libras da Universidade Federal de Sergipe, analisadas segundo os princípios da metodologia qualitativo-interpretativista. Os resultados desvelaram as lutas por reconhecimento diante das negações na esfera educacional.

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Biografia do Autor

Juliana Barbosa Alves, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Sociologia (PPGS/UFS). Mestra em Letras (PPGL/(UFS). Graduada em Letras Libras.

Cleide Emília Faye Pedrosa, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Letras UFPE (2005). Pós-doutora, UERJ (2008). Investigador visitante, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal (2019 – 2020). Foi coordenador adjunto do PPGL e do curso de Letras Libras (UFS). Atua principalmente nos seguintes temas: Análise Crítica do Discurso, comunidade surda e outros grupos vulneráveis.

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Publicado

2024-10-14

Como Citar

Alves, J. B., & Pedrosa, C. E. F. (2024). DISCURSOS DE RECONHECIMENTO E RESPEITO: UM ESTUDO DE NARRATIVAS DO EU DE ATORES SOCIAIS SURDOS SOBRE SUA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL. Revista De Estudos De Cultura, 10(25), 1–20. https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21190