DISCURSOS DE RECONHECIMENTO E RESPEITO
UM ESTUDO DE NARRATIVAS DO EU DE ATORES SOCIAIS SURDOS SOBRE SUA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21190Palavras-chave:
Análise Crítica do Discurso, Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso, Luta por Reconhecimento, povo surdoResumo
O objetivo deste estudo é analisar os discursos das lutas por reconhecimento de atores sociais surdos expressos em suas narrativas do eu frente às negações sofridas em seus trajetos educacionais. Para tanto, utilizamos a Análise Crítica do Discurso, com foco na Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso. Dialogamos com os Estudos Surdos e a teoria da Luta por Reconhecimento para uma leitura social e discursiva. Para a leitura linguística, aplicamos a Gramática Sistêmico-Funcional. O corpus é composto por narrativas do eu de alunos surdos do curso de Letras Libras da Universidade Federal de Sergipe, analisadas segundo os princípios da metodologia qualitativo-interpretativista. Os resultados desvelaram as lutas por reconhecimento diante das negações na esfera educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.