GRAMÁTICA PARA OS DIREITOS HUMANOS
LEVANDO O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARA A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21181Palavras-chave:
Direitos humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, Cidadania , Aula de língua portuguesa, GramáticaResumo
Os Direitos Humanos aparecem como tema transversal nos principais documentos norteadores da educação brasileira, no entanto, ainda se observa uma ausência de abordagem nos livros didáticos adotados pelas escolas públicas. Visando ao estímulo de práticas cidadãs na aula de língua portuguesa da educação básica, o presente trabalho toma como objeto o Estatuto da Criança e do Adolescente, que passa a ser suporte para a exploração de recursos gramaticais para a construção de sentidos, com o desenvolvimento de análise. Neste artigo, refletimos sobre como utilizar as aulas de língua portuguesa como espaço para a formação cidadã, ao dirimir os obstáculos que impedem a compreensão de textos legais, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio de uma perspectiva de gramática contextualizada.
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