O MÉTODO APAC E A ADPF 347 (O JULGAMENTO DO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO)
A ECOLOGIA HUMANA COMO ALTERNATIVA AO CAOS
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.20002Palavras-chave:
Método APAC, Alternativa Prisional, Ecologia Humana, Ressocialização, Sistema PrisionalResumo
Este trabalho apresenta o método APAC, como proposta de alternativa à problemática suscitada pela ADPF 347, uma vez que este método tem como uma de suas premissas a humanização do ambiente prisional, fator imprescindível sob a ótica da Ecologia Humana. O presente estudo adotou a metodologia da pesquisa bibliográfica, com o objetivo de explorar e analisar as principais fontes de informação relacionadas ao tema proposto. Para tanto, foram consultados livros, artigos, trabalhos publicados, legislação, sites e outras fontes relevantes, visando obter um embasamento teórico consistente para a compreensão e discussão do tema. Os resultados da pesquisa indicam que o Método APAC tem sido eficaz em reduzir a reincidência criminal e promover a ressocialização dos detentos, se apresentando como uma importante alternativa na direção da efetiva solução dos problemas do sistema prisional brasileiro reconhecidos pela ADPF 347, mas sua efetividade depende de um esforço conjunto, requerendo um engajamento contínuo e colaboração de todos, visando construir uma sociedade mais justa, equânime e solidária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.