O MÉTODO APAC E A ADPF 347 (O JULGAMENTO DO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO)

A ECOLOGIA HUMANA COMO ALTERNATIVA AO CAOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.20002

Palavras-chave:

Método APAC, Alternativa Prisional, Ecologia Humana, Ressocialização, Sistema Prisional

Resumo

Este trabalho apresenta o método APAC, como proposta de alternativa à problemática suscitada pela ADPF 347, uma vez que este método tem como uma de suas premissas a humanização do ambiente prisional, fator imprescindível sob a ótica da Ecologia Humana. O presente estudo adotou a metodologia da pesquisa bibliográfica, com o objetivo de explorar e analisar as principais fontes de informação relacionadas ao tema proposto. Para tanto, foram consultados livros, artigos, trabalhos publicados, legislação, sites e outras fontes relevantes, visando obter um embasamento teórico consistente para a compreensão e discussão do tema. Os resultados da pesquisa indicam que o Método APAC tem sido eficaz em reduzir a reincidência criminal e promover a ressocialização dos detentos, se apresentando como uma importante alternativa na direção da efetiva solução dos problemas do sistema prisional brasileiro reconhecidos pela ADPF 347, mas sua efetividade depende de um esforço conjunto, requerendo um engajamento contínuo e colaboração de todos, visando construir uma sociedade mais justa, equânime e solidária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Jorge Pacheco, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Ecologia Humana (UNEB) e Doutorando em Criminologia (UPORTO), Mestre em Perícias Forenses (UPE), Especialista em Execução de Políticas de Segurança Pública (ANP), Professor Adjunto da Faculdade de Petrolina.

Dinani Gomes Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutora em Computação, Doutora em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela - reconhecido como Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo-USP, Professora Adjunta da Faculdade de Petrolina, Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia.

Ricardo José Rocha Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela - reconhecido pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Professor Adjunto da Faculdade de Petrolina, Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia.

Cláudia Maria Lourenço da Silva, Faculdade de Petrolina

Doutora em Educação e Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professora Adjunta da Faculdade de Petrolina.

Downloads

Publicado

2024-10-14

Como Citar

Pacheco, E. J., Amorim, D. G., Amorim, R. J. R., & Silva, C. M. L. da. (2024). O MÉTODO APAC E A ADPF 347 (O JULGAMENTO DO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO): A ECOLOGIA HUMANA COMO ALTERNATIVA AO CAOS. Revista De Estudos De Cultura, 10(25), 1–16. https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.20002