LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA

APLICATIVOS DE REALIDADE AUMENTADA E PRÁTICAS SOCIAIS DE LINGUAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.19983

Palavras-chave:

práticas sociais de linguagem, Sergipe, inglês, realidade aumentada

Resumo

O ensino de inglês, historicamente centrado em paradigmas estruturais, enfrenta desafios com a ascensão das tecnologias digitais nas interações sociais. A realidade aumentada, ao integrar elementos virtuais a ambientes reais, oferece potencial transformador. Nesse sentido, o presente trabalho explora a integração da realidade aumentada em aulas de língua inglesa. Com base em planos de professores de Sergipe, dados de um curso de formação de professores, realizado em 2021, são analisados por meio da Pesquisa-Docente de Freeman (1998). Resultados destacam o potencial da realidade aumentada no ensino público de inglês, ressaltando a importância de cursos de formação de professores na eficaz implementação de tecnologias educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anthony Sátiro de Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) - em andamento, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Roberto Boa Sorte Silva (PPGED/DLES/UFS). Atualmente, é professor de inglês na rede municipal privada de Aracaju- SE e membro do grupo de estudos e pesquisas TECLA- Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada (UFS/CNPq). Possui graduação em Letras Português - Inglês (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS - 2024). Durante a graduação, atuou, por 18 meses, como residente voluntário no Programa Residência Pedagógica (PRP), sob orientação da Profa. Dra. Juliana Pereira Souto Barreto (DLES/UFS) e foi bolsista CNPq pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), onde atuou no desenvolvimento de duas pesquisas, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Roberto Boa Sorte Silva (PPGED/DLES/UFS). Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, atuando, principalmente, na linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Educação, com ênfase em inteligência artificial, realidade aumentada, linguística aplicada e ensino-aprendizagem de inglês.

Paulo Boa Sorte, Universidade Federal de Sergipe

Professor Associado do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui graduação em Letras Português-Inglês pela UNEB (2003), especialização em Ensino de Inglês pela UFMG (2006), mestrado em Educação pela UFS (2010) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2014). Realizou estágios pós-doutorais na Unicamp (2016), na University of Michigan (2017), com bolsa FULBRIGHT (Junior Faculty Member) e na University of Miami (2019-2020). Líder do grupo de estudos e pesquisas TECLA - Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada e do Centro Internacional de Pesquisa em Inteligência Artificial [AI Worldwide: Education, Language and Society], que reúne mais de 25 pesquisadores de 12 países, com representação de todos os continentes.

Downloads

Publicado

2024-10-14

Como Citar

Araújo, A. S. de, & Boa Sorte, P. (2024). LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA: APLICATIVOS DE REALIDADE AUMENTADA E PRÁTICAS SOCIAIS DE LINGUAGEM. Revista De Estudos De Cultura, 10(25). https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.19983