NARRATIVAS DE ESTUDANTES BOLSISTAS: O SENTIDO DA UNIVERSIDADE E A RELAÇÃO COM O SABER
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13256Resumo
Este artigo, que é um recorte de uma dissertação de mestrado em Educação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, busca apresentar a relação dos estudantes ingressantes em uma instituição privada de ensino superior com a universidade, com os programas Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni),
o Programa de Acolhimento (ProVIDA) e por fim, com o saber. O Centro Universitário AGES (UniAGES) foi o campo da pesquisa. Participaram dessa etapa seis estudantes de primeiro e segundo períodos com os quais foi aplicada uma entrevista semi-estruturada. Primeiramente o artigo apresenta os eixos teóricos seguidos da análise do sentido atribuído pelos estudantes à universidade e aos programas.
Concluiu-se que a universidade era vista como um espaço inalcançável, inabitável, reconhecendo os programas como oportunidades de poder fazer um curso, realizar sonhos, ter um emprego e a esperança de uma vida melhor. São estudantes que rompem barreiras e buscam por meio das bolsas a realização de seus sonhos.
Palavras-chave: Universidade. Acadêmicos bolsistas. Relação com o saber
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.