DIMENSÕES E PROPRIEDADES DA RELAÇÃO COM O SABER: O DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE SENTIDOS
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13249Resumo
Esse artigo trata do desenvolvimento de novos elementos da noção da relação com o saber. O objetivo foi apresentar as propriedades matemáticas de reflexividade e a transitividade, em conjunto com as dimensões da relação com o saber, articuladas para a constituição de um sistema de sentidos. Para tratar desses elementos e discutir a constituição do sistema de sentidos foram utilizados os resultados de uma pesquisa desenvolvida com quatro estudantes de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade estadual paranaense. Tal pesquisa tratou dos sentidos que a Matemática assumiu ao longo das respectivas vidas desses estudantes. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas e foram analisados com base na Análise Textual Discursiva, articulando as dimensões e as propriedades da relação com o saber para a composição de um instrumento analítico que, por si, já se constitui como um dos resultados da pesquisa, ao propor que a relação com o saber é estabelecida a partir da reflexividade e da transitividade. Outro resultado desta pesquisa foi o desenvolvimento de um sistema de sentidos que contribuiu para a compreensão do desenvolvimento histórico da relação dos sujeitos com a Matemática.
Palavras-chave: Relação com o saber. Dimensões da relação com o saber. Propriedades da relação com o saber. Sistema de sentidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.