DIMENSÕES E PROPRIEDADES DA RELAÇÃO COM O SABER: O DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE SENTIDOS

Autores

  • Wellington Hermann
  • Marinez Meneghello Passos
  • Sergio de Mello Arruda

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13249

Resumo

Esse artigo trata do desenvolvimento de novos elementos da noção da relação com o saber. O objetivo foi apresentar as propriedades matemáticas de reflexividade e a transitividade, em conjunto com as dimensões da relação com o saber, articuladas para a constituição de um sistema de sentidos. Para tratar desses elementos e discutir a constituição do sistema de sentidos foram utilizados os resultados de uma pesquisa desenvolvida com quatro estudantes de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade estadual paranaense. Tal pesquisa tratou dos sentidos que a Matemática assumiu ao longo das respectivas vidas desses estudantes. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas e foram analisados com base na Análise Textual Discursiva, articulando as dimensões e as propriedades da relação com o saber para a composição de um instrumento analítico que, por si, já se constitui como um dos resultados da pesquisa, ao propor que a relação com o saber é estabelecida a partir da reflexividade e da transitividade. Outro resultado desta pesquisa foi o desenvolvimento de um sistema de sentidos que contribuiu para a compreensão do desenvolvimento histórico da relação dos sujeitos com a Matemática.

Palavras-chave: Relação com o saber. Dimensões da relação com o saber. Propriedades da relação com o saber. Sistema de sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-17

Como Citar

Hermann, W. ., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2020). DIMENSÕES E PROPRIEDADES DA RELAÇÃO COM O SABER: O DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE SENTIDOS. Revista De Estudos De Cultura, 5(14), 25–44. https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13249