Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas Universidades Baianas: Caminhos e Descaminhos para Implantação
Palavras-chave:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável , Gestão Universitária, PROADResumo
A presente pesquisa teve por objetivo demonstrar a percepção dos gestores da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PROAD) acerca da adoção e implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A amostra da pesquisa foi intencional, pois a escolha das IES ocorreu por acessibilidade. Desta forma, ela foi composta pelas quatro universidades públicas estaduais baianas. A pesquisa possui natureza descritiva e exploratória. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário. Os principais resultados indicam que todos os gestores apresentaram conhecimento satisfatório sobre ODS e afirmaram que discutem acerca do desenvolvimento sustentável, investimentos em educação, inclusão da Governança Corporativa, a erradicação da pobreza, promoção da prosperidade econômica e boa governança para todos os povos. Eles reconhecem e concordam que as universidades colaboram com suas funções, experiências e preparação dos ODS. Porém, os resultados também apontam uma necessidade em impulsionar as ações no âmbito universitário para começar a implementar os ODS. Nesse sentido, as práticas identificadas de adoção das PROAD aos ODS, revelaram que duas instituições possuem tais ações. Porém, apenas uma discorreu sobre elas, especificamente associada ao ODS 12, que trata do consumo consciente e gestão dos recursos naturais.
Downloads
Referências
BARATA, M. M. L.; KLIGERMAN, D. C.; MINAYO-GOMEZ, C. A gestão ambiental no setor público: uma questão de relevância social e econômica. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, p. 165-170, 2007.
BATISTA, A. S.; MORAES, I. C.; ALBUQUERQUE, J. L.; CORREIA-NETO, J. S. Gestão Ambiental nas Universidades Públicas Federais: A Apropriação do Conceito de Desenvolvimento Sustentável a Partir da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Rev.Mult. Psic., v.13, n. 44, p. 276-292, 2019.
BELLUZZO, R. C. B. Transformação digital e competência em informação: reflexões sob o enfoque da agenda 2030 e dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Revista Conhecimento em Ação, v. 4, n. 1, p. 3-30, 2019.
BERCHIN, I. I. Instituições de educação superior como agentes de inovação para o desenvolvimento sustentável: estudo em uma universidade comunitária de Santa Catarina. Dissertação Programa de Pós-Graduação em Administração, 2017.
CAMPODONIO, C. B.; CONCEIÇÃO, M. G.; FERREIRA, A. S. E GOMES, S. M. S. Compliance da Gestão de Resíduos Sólidos Adotadas pelas IES de Feira de Santana. XXI Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), 2019.
CORT, T.; ESTY, D. ESG Standards: Looming Challenges and Pathways Forward. Organiza¬tion & Environment, v. 33, n. 4, p. 491 - 510, 2020.
FALEIROS, Fabiana; KAPLER; Christoph; PONTES; Fernando; SILVA, Simone; GOES,Fernanda; CUCICK, Cibele. Uso do questionário online e divulgação virtual como estratégia de coleta de dados em estudos científicos. Texto Contexto Enferm, n.25, v.4,2016.
FOUTO, A. R. F. O papel das universidades rumo ao desenvolvimento sustentável: das relações internacionais às práticas locais. Dissertação. (Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais Relações Internacionais do Ambiente), 2002.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOMES, S. M. S E FREIRE, F. S. Por que o Relatório ESG é importante? Revista Diálogo Contábil, v. 4, p. 19-24, 2021.
GRIEBELER, J. S. Indicadores para avaliação dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) em instituições de ensino superior (IES). 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
GUIMARÃES, C. S.; BONILLA, S. H. O papel das práticas da universidade sustentável na construção das cidades inteligentes e sustentáveis. South American Development Society Journal, v. 4, n. Esp01, p. 102, 2018.doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.vespi1p102-117.
KRUGER, S. D; FREITAS, C. L; PETRI, S. M; PFITSCHER, E. D. Gestão Ambiental em Instituição de Ensino Superior: Uma análise da aderência de uma Instituição de Ensino Superior Comunitária aos objetivos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 4, n. 3, p. 44-62, 2011.
MADEIRA, A. C. F. D. Indicadores de Sustentabilidade para Instituições de Ensino Superior. Dissertação (Mestrado em Engenharia do Ambiente). Universidade do Porto, 2008.
MARCELINO, ANA CATARINA LOURENÇO (2020). "Mapeamento das atividades que contribuem para os ODS com o apoio do Business Intelligence: aplicação prática numa instituição de ensino superior". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
PEIXOTO, C. S. B. S.; FILHO, R. A. M.; MORAES, I. C.; VIEIRA, L. G. H. SÁ.; SOUZA, M. E. J. Práticas sustentáveis: estudo de caso em uma instituição de ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 12, n. 2, pp. 230-252, 2019.
PRODANOV, Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2.ed. Rio Grande do Sul:Feevale,2013.
ROHRICH, S. S.; TAKAHASHI, A. R. W. Sustentabilidade ambiental em Instituições de Ensino Superior, um estudo bibliométrico sobre as publicações nacionais. Gestão & Produção, v. 26, 2019.
SCHAFASCHEK, Margarida B.; MENEGHEL, Stela Maria. A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL POR MEIO DA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOBRE O PROESDE-SC. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 449-479, mar. 2010. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1726>. Acessoem: 10 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n3p449-479.
SDSN Australia/Pacific: Gettingstarted with the SDGs in universities: A guide for universities, highereducationinstitutions, andtheacademic sector. Australia, New Zealandand Pacific Edition. Sustainable Development Solutions Network – Australia/Pacific, Melbourne.2017.
TAUCHEN, J.; BRANDLI, L. L. A gestão ambiental em Instituições de Ensino Superior: Modelo para implantação em campus universitário. Revista Gestão e Produção, v. 13, n. 3, p. 503-515, set.-dez. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iasmin Victoria dos Santos Campos Silva, MIRIAN GOMES CONCEIÇÃO, TÂNIA CRISTINA AZEVEDO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Controladoria e Gestão-RCG adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A Revista Controladoria e Gestão-RCG considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na Revista Controladoria e Gestão-RCG, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela Revista Controladoria e Gestão-RCG.