Docência Universitária: Formação Pedagógica do Professor de Contabilidade

Authors

Keywords:

Docência, Formação pedagógica,, Contabilidade.

Abstract

O estudo em tela traz como objetivo compreender a luz das concepções pedagógicas da docência universitária como se forma o professor de contabilidade de acordo a literatura, a pesquisa caracteriza-se como básica, exploratória e trata-se de uma revisão sistemática de literatura na modalidade definida como revisão integrativa. Os dados apontam a preocupação com a formação docente, entretanto não existe uma formação específica para docência em ciências contábeis. Os resultados se integram e entrelaçam quando focamos na docência e na formação, diante destes dois aspectos importantes no ciclo de vida de professores, acredita-se com que não existe docência sem formação nem formação sem docência. A pesquisa visa contribuir com a comunidade acadêmica e sociedade em geral, visando às novas gerações, servindo de base para estudos e/ou compreensão sobre o que é discutido por diversos autores ao analisar o tema docência universitária e formação de professores de contabilidade.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRIZOLA, J.; FANTIN, N. REVISÃO DA LITERATURA E REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, [S. l.], v. 3, n. 2, 2017. DOI: 10.30681/relva.v3i2.1738. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/1738. Acesso em: 21 jul. 2022.

BOLZAN, D. P. V.; CUNHA, M. I. da; POWACZUK , A. C. H. Docências e movimentos formativos: desafios e tensões nas práticas pedagógicas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022032, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663812. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663812

Acesso em: 2 ago. 2022.

BOTELHO, Louise Lira Roedel; DE ALMEIDA CUNHA, Cristiano Castro; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011.

CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e pesquisa, v. 39, p. 609-626, 2013.

CUNHA, Maria Isabel da. O campo da iniciação à docência universitária como um desafio. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010c, Caxambu/MG. Anais... Caxambu/MG: Anped, 2010c. p. 1-11

DA CUNHA, Maria Isabel. A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum. Educar em Revista,[S.l.], v 35, n 75, p.121-133, jul. 2019. ISSN 1984-0411. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67029/39136>. Acesso em 30 jul.2022.

DA CUNHA, M. I.; ALVES, R. da S. Docência no Ensino Superior: a alternativa da formação entre pares. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 43, p. 10 - 20, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019010. Acesso em: 3 ago. 2022.

DE SOUZA, Elizeu Clementino. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto) biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, v. 39, n. 1, p. 39-50, 2014.

DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz. Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, p. 409-516, 2011.

FELDKERCHER, N. Docência universitária: o professor universitário e sua formação. Práxis Educacional, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 223-247, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/891. Acesso em: 25 jul. 2022.

FERREIRA, V. M. . DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO DOCENTE, IDENTIDADE E PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1360–1373, 2022. DOI: 10.51891/rease.v8i1.3981. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/3981. Acesso em: 26 jul. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREZATTI, Fábio; Pentágono da qualidade na publicação acadêmica, REPeC, Brasília, v. 14, n. 4, art. 1, p. 422-426 out./dez. 2020.

GARCIA, J. B.; CUNHA, M. I. da. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA DOCÊNCIA: DESAFIOS, REFLEXÕES E POSSIBILIDADES. Revista Didática Sistêmica, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 169–177, 2021. DOI: 10.14295/rds.v22i2.11806. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11806. Acesso em: 2 ago. 2022.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf >. Acesso em: 29 jul. 2022.

GIFTED, Álaze Gabriel. Os três pilares da docência no ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão. Revista Acadêmica de Formação de Professores, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 1-20, jul. 2016. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/article/view/558. Acesso em: 24 jul. 2022

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação do professor do ensino superior: um processo que se aprende? Educação (UFSM), Santa Maria, RS, v. 29, n. 02, p. 121-133, 2004.

JOSSO, Marie Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, v. 30, n. 63, p. 413-438, 2007.

MASETTO, Marcos T. Docência universitária: repensando a aula. Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária, v. 2, p. 79-108, 2003.

OLIVEIRA, Rosa Maria Anunciato. Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. Revista de Educação Pública, v. 20, n. 43, p. 289-305, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças C.; CAVALLET, Valdo J. Docência no ensino superior: construindo caminhos. De professores, pesquisa e didática. Campinas: Papirus, p. 129-144, 2002.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

RESENDE DE LIMA, João Paulo; PROCÓPIO DE ARAUJO, Adriana Maria. Tornando-se Professor: Análise do Processo de Construção da Identidade Docente dos Professores de Contabilidade. Advances in Scientific & Applied Accounting, v. 12, n. 2, 2019.

RIBEIRO, Marinalva Lopes; SALES, Taiara de Lima Silva. Diálogo: desafios da docência diante do papel social da universidade. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 20, n. 65, jun. 2020. ISSN 1981-416X. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26440/24278>. Acesso em: 20 jul. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS03.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica? In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel (Orgs.). Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 229-245.

SILVA, F. O. da; RIOS, J. A. V. P. Narrativas de si na iniciação à docência: O PIBID como espaço e tempo formativos. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 8, p. 57–74, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i8.270. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2

Published

2024-01-11

How to Cite

Silva, M. R. (2024). Docência Universitária: Formação Pedagógica do Professor de Contabilidade . Revista Controladoria E Gestão, 5(1), 1084–1096. Retrieved from https://ufs.emnuvens.com.br/rcg/article/view/20177