Análise do Desempenho dos Processos de Gestão Logísticos a partir da Utilização do Warehouse Management System (WMS) em uma Empresa de Distribuição de Alimentos do Recife
Palavras-chave:
Warehouse Management System (WMS). Armazém. Logística. Análise de desempenho.Resumo
O Warehouse Management System (WMS), ou sistema de gerenciamento de armazém, é um software, desenvolvido para auxílio da gestão em parte da cadeia de suprimentos, voltado para controle de estoque, mantendo uma boa acurácia de estoque, maximizando o espaço físico do armazém. Ballou (2006) afirma a importância destas atividades tais como, manuseio de materiais; processamento de pedidos; e previsão de demanda, ligadas a distribuição física de materiais, para o objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho dos processos de gestão logísticos, com a utilização do (WMS) em uma distribuidora de alimentos do Recife. Para tanto, o método de pesquisa empregado foi o estudo de caso, e a coleta se dados se deu através de observação não participante, entrevistas semiestruturada com os gestores e análise documental. Desse modo, foram observadas as atividades, e os indicadores da área, antes e depois da implantação do software., apresentando uma melhoria produtiva dos seguintes indicadores, TMA – tempo médio de atendimento, Perdas e Acurácia de estoque, também verificando um ganho geral nas atividades operacionais onde estão relacionadas, fluxo de entrada de veículo, recebimento de produtos, alocação ao estoque, separação de pedidos, conferência e expedição. A partir do estudo realizado foi comprovado um melhor desempenho dos processos logísticos, com melhoria no atendimento a clientes e fornecedores, melhor utilização do espaço físico, mão de obra, e equipamentos, maior controle dos produtos e atividade, aumento da produtividade, e redução de perdas.
Downloads
Referências
BALLOU. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2001.
BALLOU. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos-: Logística Empresarial. Bookman Editora, 2009. 5º Edição.
BALLOU. Logística empresarial: transportes, administração de materiais, e distribuição física; tradução Hugo T.Y. Yoshizaki – 1.ed. – Reimpr – São 27. Paulo: Atlas,2012.
BANZATO. (2005). Tecnologia da informação aplicada à logística. São Paulo: IMAM.
COELHO. Rumo à indústria 4.0. Dissertação de Mestrado – FCTU Universidade de Coimbra, Portugal, 2016.
COLLABO, 2018 A Indústria 4.0 e a revolução digital. Disponível em: <http://alvarovelho.net/attachments/article/114/ebook-a-industria-4.0-e-a-revolucaodigital.pdf.> Acesso em: 07 Out 2019.
COSTA; JÚNIOR. Etapas de implementação de WMS: estudo de caso em um varejista moveleiro. Revista GEPROS, v. 4, n. 4, p. 101, 2008.
DURSKI. Avaliação do desempenho em cadeias de suprimentos. Revista da FAE, v. 6, n. 1, 2003.
FREITAS; FARIAS; SOUZA; Gilson P. L. Logística 4.0: conceitos e aplicabilidade: uma pesquisa-ação em uma empresa de tecnologia para o mercado automobilístico. Caderno PAIC, v. 17, n. 1, p. 237-261, 2016.
FLEURY, P. F.; LEVALLE, C. R. Avaliação da organização logísticas em empresas da cadeia de suprimentos de alimentos: Indústria e comércio. Vol.4. Curitiba: Rev. Adm. Contemp.; 2000.
FRAGA. um drone contador. 2017. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2017/07/um-drone-contador.html>. Acesso em: 16/11/2019.
GHIASSI; SPERA. Defining the Internet-based supply chain system for mass customized markets. Computers & Industrial Engineering, v. 45, n. 1, p. 17-41, 2003.
GOMES. Gestão da cadeia de suprimentos integrada à tecnologia da informação, São Paulo, Cengage Learning Editores, 2004.
MACHADO; SELLITTO. Benefícios da implantação e utilização de um sistema de gerenciamento de armazéns em um centro de distribuição. Revista Produção Online, v. 12, n. 1, p. 46-72, 2012.
MONTEIRO; BEZERRA. Vantagem competitiva em logística empresarial baseada em tecnologia de informação. VI SemeAd -FEA/USP, São Paulo, 2003.
Moura, R. A. (2010). Sistemas e técnicas de movimentação e armazenagem de materiais (7a ed.). São Paulo: IMAM.
NOVAES. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Ed. 2004.
PATTERSON; GRIMM; CORSI. Adopting new technologies for supply chain management. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 39, n. 2, p. 95-121, 2003.
RAMIRO, S. P. et al. Informática em logística: Sistema WMS para gestão de armazéns. São Caetano do Sul: Periódico eletrônico da FATEC – São Caetano do Sul, 2010.
RODRIGUES; CANELADA. Utilização de KPI- Indicadores de desempenho na cadeia de suprimentos. Um estudo de caso em uma Indústria metalúrgica no setor da construção civil. 2015.
VITORINO. Logística. São Paulo: Person Prentice Haill, 2012.
VIZENZZOTTO; VERNINI. Análise logística no rastreamento de frotas no transporte rodoviário através do sistema de posicionamento global -GPS. Tekhne e Logos, v. 2, n. 1, p. 171-187, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Controladoria e Gestão-RCG adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A Revista Controladoria e Gestão-RCG considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na Revista Controladoria e Gestão-RCG, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela Revista Controladoria e Gestão-RCG.