Reflexões sobre os usos de Espaços Turísticos Patrimoniais na América Latina
Mots-clés :
turstificação, Consumo turistíco, América LatinaRésumé
Nos últimos anos, em alguns países da América Latina, o turismo se converteu em uma alternativa de desenvolvimento econômico, o que faz com que sejam pensadas algumas ações que visem à minimização de impactos negativos que podem ser gerados em determinados espaços patrimoniais. Desta forma, este artigo pretende analisar alguns espaços patrimoniais localizados na América Latina, a fim de compreender como se dão os processos de turistificação e as formas de consumo para/pelo o turismo. Para atingir o objetivo proposto foram realizados procedimentos metodológicos que englobam a pesquisa bibliográfica, trabalho de campo e a técnica de observação direta. Pretende-se analisar as condições da transformação do patrimônio histórico em mercadoria turística através do processo de turistificação, o que pode fazer com que sejam considerados por muitos visitantes apenas como um espaço a ser visto, não como forma de conhecimento do passado de civilizações importantes e extremamente avançadas para suas épocas. O turismo pode ser sentido apenas como uma forma de consumo através aquisição de um produto/mercadoria e não como uma experiência produtiva ou um meio de educação.
Palavras – Chave: Turistificação. Consumo Turístico. América Latina.
Abstract
In recent years, in some Latin America's countries, tourism has become an alternative for economic development. Some actions are thought to minimize the negative impacts generated in certain heritage spaces. This article intends to analyse some heritage spaces located in Latin America, to understand how the processes of touristification and the forms of consumption for/by tourism happens. To achieve the proposed objective, methodological procedures were carried out including bibliographic research, fieldwork, and direct observation technique. The intention is to analyse the conditions of the transformation of the historical heritage in tourist commodity through the process of touristification. The historical heritage can be considered by many visitors just a space to be seen, not a way of knowing the past of important and extremely advanced civilizations for their times. Tourism can be felt just as consumption through the acquisition of a product/merchandise and not as a productive experience or a device for education.
Keywords: Turistification. Touristic consumption. Latin America.
Téléchargements
Métriques
Références
BISSOLI, M. A. M. A. Planejamento turístico municipal com suporte em sistemas de informação. São Paulo: Futura, 1999.
CESAR DACHARY, A.; BURNE, S. Pueblos originarios y turismo en América Latina: La conquista continúa. Estudios y perspectivas en turismo, 18, 2009, 69-91.
CHAVARRÍA, J. C. Visión, desde los parques arqueológicos de Guatemala, del Vínculo entre Turismo y Cultura. Patrimonio Cultural y Turismo, Cuaderno n. 19, México, 2012, p. 41 - 48.
COHEN, E. Principales tendencias en el turismo contemporáneo Política y Sociedad, 42(1), 2005, 11-24.
COSTA, C.; SANTOS, N. Turismo na Serra da Estrela. Planeamento da atividade turística e desenvolvimento. Cadernos da Geografia, 35, 2016, 19-30.
COSTA, C.; SANTOS, N. A paisagem enquanto produto turístico e património natural e cultural. O caso da Serra da Estrela. Cadernos de geografia, 38, 2018, 23-41.
DELGADO, J. Zona Arqueológica de Teotihuacán, problemas y conflictos en torno a su conservación e investigación. Cultura y Representaciones Sociales, 5 (9), 2008, 98-221.
ENCALADA, M. J. C; MORALES, C. E. L; CARRILLO, H.J.M. Encadenamientos Productivos en el Subsector Turismo: El Caso de Chichén Itzá, Yucatán, México. Revista de Economía, V. XXXII, n. 85, Julio a diciembre, 2015, p. 35-65.
GOBIERNO DE PERU. Dirección Desconcentrada de Cultura de Cusco. Disponível em: http://machupicchu.gob.pe
HERNÁNDEZ, F. Pueblos Originarios y Recursos Naturales. In: EGAL, 12 Encuentro de Geógrafos de Latinoamérica, Montevideo: Universidad de la República, 2008.
INAH. Instituto Nacional de Antropologia e Historia. Sistema Institucional Estatística de Visitantes, 2018. Disponível em: https://www.estadisticas.inah.gob.mx/
INAH. Instituto Nacional de Antropología e Historia. Zona Arqueológica de Teotihuacán, 2020. Disponível em: https://www.teotihuacan.inah.gob.mx/index.php
INAH. Instituto Nacional de Antropologia e Historia. Zona Arqueológica de Chichén Itzá, 2020. Disponível em: https://www.inah.gob.mx/zonas/146-zona-arqueologica-de-chichen-itza
INGUAT. Instituto Guatemalteco de Turismo. Disponível em: http://www.inguat.gob.gt/
KULESH, O. Retos de la era digital. In: UNESCO. Repensar las Políticas Culturales. UNESCO, 2015. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002428/242866e.pdf Acessado em: 21 jan 2020.
LÓPEZ, O. A. A. Turismo Arqueastronómico: Diseño de uma ruta turística arqueastronómico en la zona arqueológica de Teotihuacán como um servicio turístico inovador. Mexico: Instituto Politécnico Nacional, 2008. (Dissertação de Mestrado).
MATHIESON, A; WALL, G. Turismo: Repercusiones económicas, físicas y sociales. México: Trillas Turismo, 1990.
MINISTERIO DE CULTURA DEL PERÚ. Transparencia. Disponível em: http://transparencia.cultura.gob.pe/
MINISTERIO DE CULTURA Y DEPORTES DE GUATEMALA. Tikal. Disponível em: http://mcd.gob.gt/tikal/
MOLINA, S. Pós-turismo: novas tecnologias e novos comportamentos sociais. In: MOESCA, M. M.; GASTAL, S. (Coord.). Um outro turismo é possível. São Paulo: Contexto, 2004.
OMT. Turismo Internacional: uma perspectiva global. 2. ed. Porto Alegre: Bookmann, 2003.
ORDUNA, G.; URPÍ, C. Turismo cultural como experiencia educativa de ocio, Polis, 26, 2010. Disponível em: https://journals.openedition.org/polis/102
PINHEIRO, R.C.S.; SANTOS, C.A.J; santos, L. L. G. A cidade de São Cristóvão (Sergipe, Brasil): educação, patrimônio cultural e turismo. IN: 5º Congresso Latino - americano de Investigação Turística. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012 (CD Room).
SANTILLÁN, Á. A. L.; GUARDADO, G. M. Turismo, capitalismo y producción de lo exótico: una perspectiva crítica para el estudio de la mercantilización del espacio y la cultura. Relac. Estud. hist. soc., Zamora, v. 31, n. 123, p. 219-260, enero 2010. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-39292010000300008=iso Acesso em 17 de janeiro de 2017.
SANTOS, C. A. J. Fundamentos Geográficos do Turismo. São Cristóvão: CESAD/UFS, 2010.
SANTOS, C. A. J. El Turismo como Factor de Desarrollo: El caso de Sergipe. Barcelona, 2017. Tese (Doutorado em Geografía, Planificación Territorial y Gestión Ambiental). Departamento de Geografia Humana, Universitat de Barcelona.
SIMÕES, P. O turismo e o lazer na cultura de consumo: impactos nas variáveis do tempo e no espaço. In: LOURENÇO, L. Geografia, Cultura e Riscos. Livro de Homenagem ao Prof. António Pedrosa. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016, p. 153 – 165.
SMITH, V. Hosts and Guests Revisited: Tourism Isuues of the 21st Century. New York: Cognizant Communication Corporation, 2001.
SMITH, V. L.; EADINGTON, W. R. E. Tourism alternatives: potentials and problems in the development of tourism. Chichester, UK: John Wiley & Sons, 1994.
TALAYA, E. A. La Naturaleza en el comportamiento del consumidor turístico. In: IX Congreso AECIT - El uso turístico de los espacios naturales, 2004.
TAN, G. W. H., LEE, V. H., LIN, B.; OOI, K.-B. Mobile applications in tourism: the future of the tourism industry? Industrial Management & Data Systems, 117(3), 2017, 560-581.
UNESCO. Reshaping cultural policies: advancing creativity for development - 2018. Advancing creativity for development; Unesco, 2017. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0026/002605/260592e.pdf.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)