Reflexões sobre os usos de Espaços Turísticos Patrimoniais na América Latina

Auteurs

Mots-clés :

turstificação, Consumo turistíco, América Latina

Résumé

Nos últimos anos, em alguns países da América Latina, o turismo se converteu em uma alternativa de desenvolvimento econômico, o que faz com que sejam pensadas algumas ações que visem à minimização de impactos negativos que podem ser gerados em determinados espaços patrimoniais. Desta forma, este artigo pretende analisar alguns espaços patrimoniais localizados na América Latina, a fim de compreender como se dão os processos de turistificação e as formas de consumo para/pelo o turismo. Para atingir o objetivo proposto foram realizados procedimentos metodológicos que englobam a pesquisa bibliográfica, trabalho de campo e a técnica de observação direta. Pretende-se analisar as condições da transformação do patrimônio histórico em mercadoria turística através do processo de turistificação, o que pode fazer com que sejam considerados por muitos visitantes apenas como um espaço a ser visto, não como forma de conhecimento do passado de civilizações importantes e extremamente avançadas para suas épocas. O turismo pode ser sentido apenas como uma forma de consumo através aquisição de um produto/mercadoria e não como uma experiência produtiva ou um meio de educação.

Palavras – Chave: Turistificação. Consumo Turístico. América Latina.

Abstract

In recent years, in some Latin America's countries, tourism has become an alternative for economic development. Some actions are thought to minimize the negative impacts generated in certain heritage spaces. This article intends to analyse some heritage spaces located in Latin America, to understand how the processes of touristification and the forms of consumption for/by tourism happens. To achieve the proposed objective, methodological procedures were carried out including bibliographic research, fieldwork, and direct observation technique. The intention is to analyse the conditions of the transformation of the historical heritage in tourist commodity through the process of touristification. The historical heritage can be considered by many visitors just a space to be seen, not a way of knowing the past of important and extremely advanced civilizations for their times. Tourism can be felt just as consumption through the acquisition of a product/merchandise and not as a productive experience or a device for education.

Keywords: Turistification. Touristic consumption. Latin America.

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Bibliographies de l'auteur

Cristiane Alcântara de Jesus Santos, Universidade Federal de Sergipe

Geógrafa. Doutora em Geografía, Planificación Territorial y Gestión Ambiental, Universitat de Barcelona – Espanha. Professora Adjunta do Curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe. Investigadora do Grupo de Pesquisa Gestão do Turismo e Hospitalidade – CNPq/UFS

Roseane Rezende de Freitas

Licenciada em História e pós-graduada em História das Revoluções e dos Movimentos Sociais, Universidade Estadual de Maringá – UEM. Licenciada em Português e Inglês e bacharela em Letras – Tradução, pela Universidade Mackenzie.

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2020-07-20

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SANTOS, Cristiane Alcântara de Jesus; FREITAS, Roseane Rezende de. Reflexões sobre os usos de Espaços Turísticos Patrimoniais na América Latina . Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 14, n. 26, p. 47–69, 2020. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/pontadelanca/article/view/13885. Acesso em: 24 déc. 2024.