A aula como obra

a cotidiana criação de enredos da atividade docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v41i1.p43-55

Palabras clave:

Criação docente. Ensino. Criação de enredos. Criação literária.

Resumen

O ensaio discute a ambientação da aula como obra docente e a experiência escolar como legado singular dado com o trabalho de ensino. Para tal, investiga em que medida a forma da criação literária fomenta a autoria da aula a partir de uma composição pedagógica que possa instigar e desafiar a criatividade em ambiente escolar. Com o objetivo de afirmar a multiplicidade de repertórios como imprescindível à experiência acadêmica, assinala da literatura a perspectiva crítico-criativa na busca por elementos possíveis a consolidar a cotidiana criação de enredos da atividade docente.

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Biografía del autor/a

Bárbara Romeika Rodrigues Marques, CEFET RJ (docente - Filosofia) / UFJF (Doutorado - Educação)

Doutora (Educação – UFJF). Docente no Cefet/RJ (Campus Valença/RJ). Docente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino do Cefet/RJ (Campus Maracanã, Rio de Janeiro/RJ). Membro do grupo de pesquisa: Atenção e educação em Bergson, Freire e Steiner – UFJF.

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Publicado

2024-09-24

Cómo citar

MARQUES, Bárbara Romeika Rodrigues. A aula como obra: a cotidiana criação de enredos da atividade docente. Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura, São Cristóvão-SE, v. 41, n. 1, p. 43–55, 2024. DOI: 10.47250/intrell.v41i1.p43-55. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/interdisciplinar/article/view/v41p43. Acesso em: 23 dic. 2024.

Número

Sección

Ensino de Literatura: mediação literária no espaço escolar