Para além do #FORADILMA: Atores, estratégias e discursos políticos conservadores no Twitter durante a manifestação de 13 de março de 2016

Autores

  • Caio Cesar Giannini Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUCMINAS
  • Teresinha Maria C.Cruz Pires Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUCMINAS

Palavras-chave:

#ForaDilma, Twitter, Fórmula discursiva, Visibilidade, Impeachment

Resumo

Em 13 de março de 2016, 3,6 milhões de pessoas reivindicaram nas ruas o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Este trabalho examina, pelo mapeamento da rede em torno da hashtag #ForaDilma no Twitter, estratégias de visibilidade e discursos naquela manifestação, considerada a maior da história do Brasil. Recorrendo-se à “fórmula discursiva” postulada por Alice Krieg-Planque, analisou-se o conteúdo das postagens de perfis centrais na rede. Identificaram-se estratégias de visibilidade e forte discurso antiLula/PT

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Cesar Giannini Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUCMINAS

Doutor e mestre em Administração na PUC Minas. Professor Colaborador do PPGCOM – PUC Minas

Teresinha Maria C.Cruz Pires, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUCMINAS

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Interações Midiáticas – PUC Minas

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Oliveira, C. C. G., & Pires, T. M. C. (2018). Para além do #FORADILMA: Atores, estratégias e discursos políticos conservadores no Twitter durante a manifestação de 13 de março de 2016. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 20(2), 142–163. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/eptic/article/view/9636

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO