A cena do mundo (televisivo) se organiza pela função do olhar: as estratégias do capitalismo sobre as formas de comunicação e expressão
Palavras-chave:
, olhar, imaginário, visibilidade, televisão, capitalismoResumo
Este artigo tem como propósito apontar a centralidade do olhar para a consolidação da comunicação contemporânea, profundamente enraizada nos dispositivos do visual. Parte do entendimento de que o imaginário tecnológico dos nossos tempos adota, ao mesmo tempo em que impulsiona, a lógica da visibilidade/visualidade para atingir e colonizar os nossos desejos mais recônditos, em mais uma astúcia do capitalismo. Adotando a reflexão de alguns pensadores, concebe o olhar como uma forma de trabalho, uma espécie de mercadoria que deve ser cotejada sob a lupa do modelo proposto por Marx: o valor de troca e o valor de uso da mercadoriaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.