A cena do mundo (televisivo) se organiza pela função do olhar: as estratégias do capitalismo sobre as formas de comunicação e expressão

Autores

  • Rosane Silva Borges Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

, olhar, imaginário, visibilidade, televisão, capitalismo

Resumo

Este artigo tem como propósito apontar a centralidade do olhar para a consolidação da comunicação contemporânea, profundamente enraizada nos dispositivos do visual. Parte do entendimento de que o imaginário tecnológico dos nossos tempos adota, ao mesmo tempo em que impulsiona, a lógica da visibilidade/visualidade para atingir e colonizar os nossos desejos mais recônditos, em mais uma astúcia do capitalismo. Adotando a reflexão de alguns pensadores, concebe o olhar como uma forma de trabalho, uma espécie de mercadoria que deve ser cotejada sob a lupa do modelo proposto por Marx: o valor de troca e o valor de uso da mercadoria

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Biografia do Autor

Rosane Silva Borges, Universidade de São Paulo

Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo.Professora colaboradora do grupo Estética e Vanguarda da ECA-USP. Universidade de São Paulo (USP)-Brasil 

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

Borges, R. S. (2018). A cena do mundo (televisivo) se organiza pela função do olhar: as estratégias do capitalismo sobre as formas de comunicação e expressão. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 20(2), 37–53. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/eptic/article/view/9614

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS