Narrativas da felicidade mediadas pelas práticas do consumo

Autores

  • Fábio Luiz Witzki UTP
  • Tarcis Prado Junior UTP
  • Moisés Cardoso UTP

Palavras-chave:

Narrativas, Comunicação, Felicidade

Resumo

A felicidade está presente em narrativas publicitárias que se apresentam sob a lógica compre e seja feliz, numa perspectiva utilitarista desse sentimento. Para além das estratégias persuasivas focadas no comércio, observam-se na sociedade contemporânea, novas narrativas para a felicidade. Elas perpassam estratégias de contágio tácitas, que se ramificam de forma viral onde a felicidade é consumida e consumada no processo de comunicação. Nessa perspectiva o presente estudo articula questões como contágio, visibilidade e circulação de imagens para observar exemplos de campanhas publicitárias onde o riso e a gargalhada assumem o protagonismo, modificando formas de vida e criando experiências felizes

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Biografia do Autor

Fábio Luiz Witzki, UTP


Doutorando do PPGCOM em Comunicação e Linguagens
da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e Coordenador
dos Cursos de Comunicação da UTP

Tarcis Prado Junior, UTP

Doutorando do PPGCOM em Comunicação e Linguagens
da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professor
no departamento de comunicação da Universidade
Tuiuti do Paraná (UTP)

Moisés Cardoso, UTP

Doutorando do PPGCOM em Comunicação e Linguagens
da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Mestre
em Desenvolvimento Regional, pós-graduado em Novas
Mídias. Publicitário e jornalista, professor no curso
de Publicidade e Propaganda (FURB e FAMEG)

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Como Citar

Witzki, F. L., Prado Junior, T., & Cardoso, M. (2017). Narrativas da felicidade mediadas pelas práticas do consumo. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 19(2), 122–135. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/eptic/article/view/7079

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO