Hipótese substancial, valor e produção simbólica: uma “arqueologia” da Economia Política da Comunicação
Palavras-chave:
produção simbólica, valor, economia políticaResumo
Este texto propõe-se em estabelecer um paralelo, de cunho epistemológico, entre a Economia Política da Comunicação (EPC) e a Ciência Econômica, no que diz respeito à concepção do valor. O nexo central desta pesquisa pode ser descrito da seguinte maneira: os trabalhos de antropologia e de sociologia da Cultura (Dumont, Bourdieu) ressaltaram o fato que o valor dos bens culturais não constitue uma propriedade intrínseca desses bens, mas são o produto de relações sociais específicas e historicamente determinadas. Aplicarei esta problemática ao conceito de valor econômico e, a partir da refutação da hipótese substancial, ressaltarei sua dimensão social e históricaEste texto propõe-se em estabelecer um paralelo, de cunho epistemológico, entre a Economia Política da Comunicação (EPC) e a Ciência Econômica, no que diz respeito à concepção do valor. O nexo central desta pesquisa pode ser descrito da seguinte maneira: os trabalhos de antropologia e de sociologia da Cultura (Dumont, Bourdieu) ressaltaram o fato que o valor dos bens culturais não constitue uma propriedade intrínseca desses bens, mas são o produto de relações sociais específicas e historicamente determinadas. Aplicarei esta problemática ao conceito de valor econômico e, a partir da refutação da hipótese substancial, ressaltarei sua dimensão social e histórica
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.