Formas de Exploração do Trabalho Cultural na TV: Padrão Tecnoestético e Hegemonia
Palavras-chave:
Mediação, Conhecimento, Indústria Cultural, Trabalho CulturalResumo
Neste artigo, investigamos as formas de exploração do trabalho cultural na TV, destacando o processo de internalização do conhecimento do trabalhador cultural na indústria televisiva e enfatizando a constituição do padrão tecnoestético (BOLAÑO, 2000) como resultante de processos de gestão do conhecimento. A reflexão tem como ponto de partida os estudos de BOLAÑO (2000; 2002; 2014) e elabora uma análise acerca do conhecimento tácito e codificado do trabalhador, buscando explicitar formas de exploração do trabalho cultural e intelectual na Indústria Cultural (IC). Tal análise considera ainda que a IC cumpre funções sistêmicas na sociedade, configurando-se como espaço na disputa da hegemonia e nos processos de mediação social e política, que se generalizam ao aparato dessa indústria a partir da subsunção do trabalho intelectual/cultural. Os resultados destacam que a exploração do trabalho desse trabalho gera formas hegemônicas de produção cultural, o que, por sua vez, impacta os processos de mediação políticaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.