Um olhar sobre os traços históricos do coronelismo eletrônico em Pernambuco
Resumo
Este artigo discorre sobre as relações entre os campos da política e da comunicação e a utilização das outorgas de radiodifusão por políticos, o chamado coronelismo eletrônico. O trabalho aponta observações acerca da violação da Constituição Federal e utiliza como referenciais teóricos a Economia Política da Comunicação, sob a ótica de pesquisadores
como Mosco (1996), Sousa (2006), Wasko (2006), Lima (2006; 2007; 2008); além da obra Coronelismo, Enxada e Voto, de Victor Nunes Leal [(1947 (1978)], produção do campo da História. Constata-se que a utilização da radiodifusão pelos parlamentares representa um risco à democracia e ao direito humano à comunicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.