O impacto da lei de acesso à informação nas rotinas produtivas do jornalismo brasileiro
Resumo
Neste artigo, debatemos os impactos que a Lei de Acesso à Informação (LAI) traz às rotinas produtivas do jornalismo brasileiro. Com a fundamentação teórica do Newsmaking, destacamos que a LAI pode diminuir a dependência dos jornalistas das assessorias de comunicação. Estas que atuam em termos do binômio facilitadora/controladora das informações públicas, aplicando critérios subjetivos, se veem em xeque por causa da Lei que considera que a regra é o acesso e o segredo é a exceção. Para que essas mudanças ocorram, é indispensável que as redações substituam o ethos da pressa pelo ethos da investigação sem pressa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.