A CRISE DOS ANOS 1980 E A EXIBIÇÃO CINEMATOGRÁFICA

Autores

  • Anita Simis - Universidade Estadual Paulista - Unesp/SP Universidade Estadual Paulista (Unesp/SP)

Palavras-chave:

Crise no cinema brasileiro. Exibição cinematográfica. Embrafilme.

Resumo

Nesta pesquisa, procuramos rever as explicações sobre um período conturbado para o cinema brasileiro, mais especificamente aquele que aborda os anos 1980 e meados dos anos 1990. Como se sabe, é neste período que houve uma queda brusca na produção cinematográfica nacional, mas também um momento em que os dados sobre o público espectador oscilaram drasticamente e que as salas de cinema, depois de entrarem em decadência, ressurgiram agora organizadas em um novo sistema de exibição – o Multiplex. Assim, sumariaremos alguns aspectos fundamentais dos períodos dessa crise, estabelecendo marcos significativos de ruptura ou de crise do cinema e defendendo que é a partir de um olhar para o setor exibidor que podemos encontrar as chaves para compreender o desmantelamento de um cinema e a construção de outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Simis - Universidade Estadual Paulista - Unesp/SP, Universidade Estadual Paulista (Unesp/SP)

Professora livre-docente do programa de pós-gradu- ação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Araraquara, autora do livro Estado e cinema no Brasil.

Downloads

Publicado

2016-05-25

Como Citar

Simis - Universidade Estadual Paulista - Unesp/SP, A. (2016). A CRISE DOS ANOS 1980 E A EXIBIÇÃO CINEMATOGRÁFICA. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 18(2), 188–199. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/eptic/article/view/5223