ESTRATÉGIAS DO HIGH CONCEPT NO CINEMA BRASILEIRO: OS CASOS DE CIDADE DE DEUS E TROPA DE ELITE 2
Palavras-chave:
Cinema brasileiro. High Concept. Estética. Mercado.Resumo
O presente texto se propõe a observar dois casos de sucesso de público na cinematografia nacional: Tropa de elite 2 (2010), de José Padilha, e Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e Kátia Lund. As produções apresentam um intervalo de oito anos e caracterizam um processo de desenvolvimento do cinema no período da pós-retomada. É discutido como se dá, nos dois filmes, o diálogo com um modelo de realização gestado na indústria norte-americana: o high concept. Os aspectos analisados são: força narrativa da ideia/ conceito, presença de atores/atrizes conhecidos, e identidade visual e estilo associados ao potencial mercadológico das obras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.