MAIS DO QUE CINEMAS: PARCERIAS ENTRE ESFERAS PÚBLICAS, PRIVADAS E SOCIEDADE CIVIL NA REABERTURA DE ANTIGAS SALAS DE EXIBIÇÃO NO BRASIL E NA BÉLGICA

Autores

  • Talitha Gomes Ferraz – Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-RJ/Brasil Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ/Brasil)

Palavras-chave:

Reaberturas de cinema. Exibição cinematográfica. Parcerias público-privadas. Políticas culturais.

Resumo

Este trabalho analisa três recentes casos de reabertura de antigos cinemas de rua, que funcionaram durante o século XX nas cidades do Rio de Janeiro (Brasil), Bruxelas e Antuérpia (Bélgica) como fortes marcos na paisagem urbana e na vida sociocultural locais. Nosso objetivo é perscrutar os projetos de reativação, no que concerne às parcerias entre as instâncias públicas, privadas e a sociedade civil, na concepção, viabilização financeira e gestão desses espaços, tendo em vista os diferentes contextos das políticas culturais que atravessam esses equipamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talitha Gomes Ferraz – Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-RJ/Brasil, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ/Brasil)

Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Ja- neiro (ECO-UFRJ), com pós-doutorado no Centre for Cinema and Media Studies – Ghent University (CIMS- -UGent), Bélgica. Professora dos cursos de Jornalismo e Cinema da ESPM-Rio. Pesquisadora líder do grupo de pesquisa Modos de Ver (ESPM-CNPq) e pesquisa- dora associada à Coordenação Interdisciplinar de Es- tudos Contemporâneos da ECO-UFRJ.

 

Downloads

Publicado

2016-05-25

Como Citar

Ferraz – Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-RJ/Brasil, T. G. (2016). MAIS DO QUE CINEMAS: PARCERIAS ENTRE ESFERAS PÚBLICAS, PRIVADAS E SOCIEDADE CIVIL NA REABERTURA DE ANTIGAS SALAS DE EXIBIÇÃO NO BRASIL E NA BÉLGICA. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 18(2), 159–173. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/eptic/article/view/5221