(IN)VISIBILIDADE DAS MULHERES NOS CAMPOS DE FUTEBOL: QUEBRA DE TABUS E AMPLIAÇÃO DE SUA PRESENÇA NO ESPAÇO PÚBLICO MEDIANTE A PRÁTICA DO ESPORTE PROFISSIONAL
Palavras-chave:
Mídia. Esporte. Futebol feminino. Memória. Picos-PIResumo
O presente artigo tem por interesse fazer um estudo sobre a participação das mulheres no futebol, em Picos (PI), na década de 1980. A oficialização do futebol como modalidade esportiva para o sexo feminino pelo CND foi um fator decisivo para a quebra de vários tabus e a ampliação de sua presença no espaço público. Através do método/técnica da História Oral e da análise da revista Placar, pretende-se compreender a importância da mídia para espetacularização do esporte e do futebol na vida das mulheres, ex-jogadoras de Picos, para que elas ganhassem visibilidade pública e fossem reconhecidas como profissionais nesta prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.