MÍDIA E PRODUÇÃO DE CONSENSO NO PROCESSO DE "REVITALIZAÇÃO URBANA" DA CIDADE OLÍMPICA: A CONSTRUÇÃO DO IMAGE-MAKING CARIOCA
Palavras-chave:
Cidade-empresa, Espaço Urbano, Gentrificação, Megaeventos, MídiaResumo
A escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 consagrou um modelo de desenvolvimento baseado na atração de megaeventos esportivos. Este artigo pretende examinar a formação deste projeto de cidade-empresa e o papel da mídia na produção de consensos em torno de valores que tendem a consolidar o image-making da cidade, transformando a polis em urbs empresarial. Com a expansão do estado neoliberal, observa-se um alargamento dos interesses do capital em detrimento do público na consolidação de um projeto de reduzida interlocução com os atores sociais diretamente impactados pela remodelação do tecido urbano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.