DE “SELECIONADOR” A “CELEBRIDADE”, DE “DISCIPLINADOR” A “VILÃO”: REFLEXÕES SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DO TREINADOR EM DIFERENTES CONTEXTOS
Palavras-chave:
esporte, técnicos, representações, contextos, mídiaResumo
Pretendemos neste ensaio refletir sobre os diferentes embates culturais que constroem a representação dos treinadores de futebol da seleção brasileira. Com o aporte teórico interdisciplinar da Economia Política da Comunicação abordaremos a chegada do esporte no Brasil, o contexto do Estado Novo e a conjuntura atual onde o técnico é incorporado pelo mercado e pelas narrativas midiáticas como celebridade, tendo seu trabalho pouco enraizado, volátil e alvo principal no caso de derrotas. Interessa-nos aqui, assinalar quais mecanismos foram acionados após a disputa entre campos para arquitetar as representações de acordo com o contexto apresentado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.