A ideologia dos dados

algoritmos e inteligência artificial no capitalismo da era digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i2.20803

Resumo

Crença, confiança e inevitabilidade são os valores cultuados pelo chamado “dataísmo”, um componente ideológico fundamental para o projeto de totalitarismo digital das grandes corporações de tecnologia. Embora alguns populares autores contemporâneos reconheçam o dataísmo como uma forma de ideologia, nota-se uma ausência de diálogo com os escritos de Marx, Engels e demais marxistas do século XX que se debruçaram sobre o assunto. O objetivo deste artigo é construir uma ponte teórico-conceitual entre os atuais estudos de mídias digitais e a fortuna crítica marxista, com vistas a propor uma crítica da economia política da informação a partir do conceito de ideologia.

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Biografia do Autor

Arthur Coelho Bezerra, IBICT

Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTIC), Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ), Vice-representante da América Latina e Caribe do International Center for Information Ethics (ICIE) e Líder do grupo de pesquisa Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social (Escritos)

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Publicado

2024-09-09

Como Citar

Bezerra, A. C. (2024). A ideologia dos dados: algoritmos e inteligência artificial no capitalismo da era digital. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 26(2), 125–139. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i2.20803