A luta dos Pequenos Gigantes: trabalho de comunicação e luta pela hegemonia no Movimento dos Pequenos Agricultores
trabajo comunicacional y lucha por la hegemonía en el Movimiento Pequeños Agricultores
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i1.20305Resumo
Neste artigo, analiso o trabalho de comunicação realizado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no contexto do Acampamento da Seca, mobilização que originou o MPA em 1996. A pesquisa foi realizada através da práxis do autor no MPA (2018-2022), utilizando a metodologia da pesquisa-ação. Nos resultados e discussões, descrevo os artefatos, as tecnologias e os procedimentos do trabalho de comunicação utilizados no processo organizativo do movimento. A conclusão aponta uma superação dialética da forma comunicativa do MPA em relação ao sindicalismo rural, e destaca a relevância de artefatos de comunicação contextualizados com a formação social latino-americana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bruna Távora
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.