Subimperialismo de dados: uma crítica ao colonialismo de dados diante das Big Techs sul-americanas
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i2.19199Resumo
Este artigo investiga a inserção da América do Sul no capitalismo de plataforma, propondo como uma chave interpretativa a categoria de Subimperialismo de dados: a constituição no capitalismo dependente de centros regionais de acumulação de dados e capital associado a Big Data, uma posição intermediária entre países hegemônicos e “colônias de dados” na divisão internacional do extrativismo de dados, plataformização do trabalho e dependência tecnológica. Retomamos a teoria do subimperialismo de Ruy Mauro Marini e suas fundamentações na Teoria Marxista da Dependência (TMD) para investigar a expansão continental das Big Techs sul-americanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.