Cidadania comunicativa algorítmica: os desafios do direito à comunicação nas plataformas digitais
los desafíos del derecho a la comunicación en las plataformas digitales
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i1.18644Resumo
A partir do Mapa das Mutações Culturais de Martín-Barbero, aponta-se caminhos para refletir a cidadania comunicativa na perspectiva da relação entre as sensoralidades e as disputas nos espaços habitado, produzido, imaginado e praticado. A cidadania comunicativa é compreendida como a formalização, o reconhecimento e o exercício do direito à comunicação, tendo como desafio, a promoção de garantia da paridade dos atores sociais para serem ouvidos e vistos nos meios de comunicação num contexto marcado pela centralidade das plataformas digitais. Para isso, a universalização do acesso às tecnologias da informação e da comunicação, o empoderamento das apropriações por meio da alfabetização midiática e a participação social para a regulação democrática da internet se tornam questões centrais deste debate.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ismar Capistrano Costa Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.