Orkut, Subjetividade Coletiva e Valor: considerações preliminares à luz da economia política da comunicação

Autores

  • Arakin Queiroz Monteiro Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Internet, ciberespaço, trabalho, Orkut, tecnologia, informação

Resumo

Este ensaio tem por objetivo discorrer sobre novas formas de acumulação de capital que, paralela e intrinsecamente, foram constituídas junto ao surgimento da rede mundial de computadores - a Internet. Com sua constituição e expansão a diversos setores da sociedade, surgiram empresas, serviços e produtos especificamente voltados aos segmentos ligados às tecnologias da informação, resultando no desenvolvimento de novos processos de trabalho e um mercado consumidor tanto de bens materiais como de bens simbólicos (ditos imateriais). O que caracterizou a apropriação capitalista no ciberespaço, nesse sentido, foi o surgimento de empresas que, ao invés de produzir bens materiais utilizando a Internet como uma ferramenta midiática, funcionam exclusivamente através da Internet, tendo a informação (sua produção e distribuição) como um produto. Discutiremos aqui sobre algumas peculiaridades próprias aos processos produtivos ligados à interatividade entre produção e consumo no âmbito das empresas de Internet, tendo como estudo de caso o serviço de relacionamentos Orkut, pertencente à empresa Google Inc.

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Biografia do Autor

Arakin Queiroz Monteiro, Universidade Estadual Paulista

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UNESP- FFC/Marília) e membro do Grupo de Pesquisa Estudos da Globalização na UNESP de Marília, atuando em parceria com OBSCOM na Universidade
Federal de Sergipe

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Publicado

2011-12-05

Como Citar

Monteiro, A. Q. (2011). Orkut, Subjetividade Coletiva e Valor: considerações preliminares à luz da economia política da comunicação. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 10(2). Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/eptic/article/view/181