Orkut, Subjetividade Coletiva e Valor: considerações preliminares à luz da economia política da comunicação
Palavras-chave:
Internet, ciberespaço, trabalho, Orkut, tecnologia, informaçãoResumo
Este ensaio tem por objetivo discorrer sobre novas formas de acumulação de capital que, paralela e intrinsecamente, foram constituídas junto ao surgimento da rede mundial de computadores - a Internet. Com sua constituição e expansão a diversos setores da sociedade, surgiram empresas, serviços e produtos especificamente voltados aos segmentos ligados às tecnologias da informação, resultando no desenvolvimento de novos processos de trabalho e um mercado consumidor tanto de bens materiais como de bens simbólicos (ditos imateriais). O que caracterizou a apropriação capitalista no ciberespaço, nesse sentido, foi o surgimento de empresas que, ao invés de produzir bens materiais utilizando a Internet como uma ferramenta midiática, funcionam exclusivamente através da Internet, tendo a informação (sua produção e distribuição) como um produto. Discutiremos aqui sobre algumas peculiaridades próprias aos processos produtivos ligados à interatividade entre produção e consumo no âmbito das empresas de Internet, tendo como estudo de caso o serviço de relacionamentos Orkut, pertencente à empresa Google Inc.Downloads
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