Marx e o Sul Global
Conectando história e teoria do valor
DOI:
https://doi.org/10.54786/revista%20eptic.v24i1.17643Resumo
Este artigo examina a crítica da economia política de Marx no contexto do Sul Global e das epistemologias do sul. Traça as raízes contra- ditórias de uma concepção não-eurocêntrica da história em Adam Smith. Ao recuperar as sociologias do colonialismo de Marx, silenciadas em seus textos e cadernos de anotações, o artigo mostra que Marx incorporou o colonialismo e o imperialismo em suas análises da acumulação. O antagonismo entre trabalho assalariado e capital deve ser entendido como uma tendência global, abrangendo uma hierarquia de formas de exploração e opressão. frequentemente ignorado
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.