Os yanomami, cibernéticos por natureza

notas a partir do materialismo dialético de Álvaro Vieira Pinto

Autores

  • Monique Figueira IBICT/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.54786/revista%20eptic.v24i1.17325

Resumo

O ensaio relaciona o pensamento original brasileiro com o pensamento originário desta terra. De Álvaro Vieira Pinto, diferenciamos os entes cibernéticos por construção, fetiche de nossa era, com os cibernéticos por natureza, que englobam as diferentes formas de vida instrumentalizadas pelo capital. Da cosmogonia yanomami em “A queda do céu”, destacamos os xapiri, imagens ancestrais animais que educam qualidades multidimensionais, bem como o valor de fertilidade, a biodiversidade que provém recursos para a proliferação da vida. Na tentativa de contra-colonizar o povo da mercadoria, busca-se pensar a cibernética de modo aberto e dialético, em oposição à lógica binária do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Figueira, IBICT/UFRJ

Mestra em Ciência da Informação pelo convênio do IBICT, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, com a Escola de Comunicação da UFRJ.

Downloads

Publicado

2022-05-15

Como Citar

Figueira, M. (2022). Os yanomami, cibernéticos por natureza: notas a partir do materialismo dialético de Álvaro Vieira Pinto. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 24(1), 169–186. https://doi.org/10.54786/revista eptic.v24i1.17325

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO