Comunicação, informação e cultura: a agenda de resistências e lutas de comunidades brasileiras no exterior a partir do olhar decolonial
DOI:
https://doi.org/10.54786/revista%20eptic.v24i1.17275Resumo
Este estudo busca mostrar como o pensamento decolonial, na perspectiva da comunicação, construída a partir da realidade do Brasil e da América Latina, serve para analisar uma experiência de organização de lutas políticas alternativas de emigrantes. Para isso, propõe-se analisar como os temas comunicação, informação e cultura foram constituídos em quatro documentos que formalizam necessidades e registram propostas para melhoria de vida de emigrantes brasileiros no exterior. Os resultados apontam ideias e ações concretas que permitem visualizar que, frente a uma relação colonial, a experiência do sul contribui para uma outra realidade possível, emancipatória e renovadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.