La Unión Europea vs. Google

Políticas para la competencia en mercados digitales

Autores

  • Serguei Komissarov UNLP

DOI:

https://doi.org/10.54786/revista%20eptic.v23i3.15588

Resumo

O artigo analisa o comportamento anticoncorrencial do Google, entre 2008 e 2018, no mercado digital europeu.A Google privilegiou o posicionamento e apresentação do seu próprio serviço de comparação de preços, dentro dos resultados do motor de pesquisa, para desviar e reduzir o tráfego dirigido aos serviços de comparação da concorrência.Além disso, o Google impôs restrições contratuais aos fabricantes de aparelhos e operadoras de celular para promover o uso do mecanismo de busca no sistema operacional Android, por meio da distribuição vinculada de aplicativos.Ambos os comportamentos tentaram proteger e consolidar a posição dominante do Google no mercado de serviços de busca.

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Biografia do Autor

Serguei Komissarov, UNLP

Docente e investigador del Instituto de Estudios Comunicacionales en Medios, Cultura y Poder “Aníbal Ford” (INESCO). Facultad de Periodismo y Comunicación Social. Universidad Nacional de La Plata.  

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Komissarov, S. (2021). La Unión Europea vs. Google : Políticas para la competencia en mercados digitales. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 23(3), 116–142. https://doi.org/10.54786/revista eptic.v23i3.15588