Periferia capitalista e jornalismo: um panorama do estado do Piauí

Autores

  • Nicolas Nunes Barbosa Universidade Federal do Piauí
  • Jacqueline Dourado Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.54786/revista%20eptic.v24i1.15522

Resumo

As desigualdades regionais brasileiras acentuam a dependência de suas regiões mais pobres, como o estado do Piauí. Isso se replica no jornalismo local, que é dependente das verbas publicitárias e do suporte tecnológico dos mercados nacional e global. Neste artigo faz-se uma análise crítica descritiva da estruturação da atividade jornalística piauiense. Por meio da pesquisa bibliográfica e da análise de dados, elabora-se uma visão panorâmica do jornalismo no estado. Os resultados apontam para o entrelaçamento das dependências financeira, tecnológica, política e de conteúdo que compõem um mercado noticioso oligopolizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicolas Nunes Barbosa, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).  

Jacqueline Dourado, Universidade Federal do Piauí

Professora do Programa de Pós-Gradução e Comunicação da Universidade Federal do Piauí - PPGCOM/UFPI. Pós-Doutora em Comunicação e Artes pela Universidade da Beira Interior - Covilhã – Portugal.

Downloads

Publicado

2022-05-15

Como Citar

Nunes Barbosa, N., & Dourado, J. (2022). Periferia capitalista e jornalismo: um panorama do estado do Piauí. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 24(1), 42–59. https://doi.org/10.54786/revista eptic.v24i1.15522

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS