Indústrias de mídia e racismo

Vidas negras no submundo da sociedade midiatizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54786/revista%20eptic.v24i1.14642

Resumo

Com o objetivo de pensar as relações raciais relacionadas aos estudos da Economia Política da Comunicação (EPC), proponho uma análise evidenciando o quanto o racismo é parte do capitalismo e o quanto a indústria cultural se fortalece e se expande se valendo de hierarquias raciais. As indústrias de mídia promovem dominação cultural em articulação com fatores econômicos e políticos que determinam a subjugação de pessoas negras na sociedade midiatizada. Com os Estudos Culturais, debato como práticas culturais e processos comunicativos se influenciam mutuamente por meio de significações do cotidiano apropriados pela indústria cultural. 

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Biografia do Autor

Ana Clara Gomes Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania e graduada em Jornalismo, também pela UFG.

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Publicado

2022-05-15

Como Citar

Gomes Costa, A. C. (2022). Indústrias de mídia e racismo: Vidas negras no submundo da sociedade midiatizada. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 24(1), 147–168. https://doi.org/10.54786/revista eptic.v24i1.14642

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO