O exercício do tear: a articulação entre Economia Política da Comunicação e os Estudos Culturais latinoamericanos na pesquisa em Mídia e Cotidiano

Autores

  • Filipe Mello de Souza Cabral Universidade Federal Fluminense - UFF/Brasil
  • Marco André Feldman Schneider Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia -Ibict/UFRJ.Universidade Federal Fluminense -UFF/Brasil Brasil

Palavras-chave:

mídia, cotidiano, mediações, Economia Política, Estudos Culturais

Resumo

O presente estudo reflete sobre o valor da articulação entre Economia
Política da Comunicação e Estudos Culturais Latino-americanos na
composição de uma perspectiva totalizante sobre os fenômenos e
processos comunicacionais próprios da relação entre Mídia e Cotidiano.
Parte-se da exposição do que é e do que trata a pesquisa em Mídia e
Cotidiano para, em seguida, discutir por que tal articulação teórica lhe é
tão cara e como pode ser conduzida em termos metodológicos. Para tanto,
são fundamentais os conceitos de cotidiano, mídia e mediações culturais
– sobretudo nas relações que possuem e estabelecem com o pensamento
crítico latino-americano de Comunicação

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Biografia do Autor

Filipe Mello de Souza Cabral, Universidade Federal Fluminense - UFF/Brasil

Mestre em Mídia e Cotidiano pelo Programa
de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da
Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF),
Brasil

Marco André Feldman Schneider, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia -Ibict/UFRJ.Universidade Federal Fluminense -UFF/Brasil Brasil

Doutor em Ciências da Comunicação pela
Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação
em Ciência e Tecnologia (Ibict/UFRJ); Professor da
Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

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Publicado

2019-06-14

Como Citar

Cabral, F. M. de S., & Schneider, M. A. F. (2019). O exercício do tear: a articulação entre Economia Política da Comunicação e os Estudos Culturais latinoamericanos na pesquisa em Mídia e Cotidiano. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 21(2), 136–153. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/eptic/article/view/11507