Novo curso online da Eptic tem como tema "Economia Política da Internet". Inscreva-se!

2020-05-05

Economia política da Internet

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A Revista EPTIC e a Ulepicc-Brasil realizarão curso à distância com o tema: "Economia política da internet". Em meio à crescente importância da rede como instância de mediação social, o curso abordará questões contemporâneas como a ascensão das plataformas digitais, valor e trabalho nas redes digitais, tecnologias da vigilância e geopolítica do 5G, além de tratar das mudanças na cultura e nos mercados das comunicações, com destaque para os impactos das plataformas digitais no jornalismo e na produção audiovisual.

Com participação de oito professores de universidades de diferentes regiões do Brasil, a formação será dividida em seis módulos (confira detalhamento dos módulos abaixo). Os conteúdos serão apresentados em vídeos por professores/as, que também acompanharão discussões online entre os/as participantes e indicarão textos, vídeos e outros materiais sobre cada tema. O investimento para participar vai de R$ 70 (estudantes) a R$ 200 (profissionais fora da academia). Para se inscrever, é preciso preencher primeiro preencher formulário até o dia 30 de maio. Depois, o pagamento deverá ser feito, de acordo com sua categoria profissional, pelo site da Ulepicc-Brasil. Participantes podem optar por pagar meio de boleto bancário ou cartões de débito e crédito.

Ementa

O curso propõe um olhar sobre o desenvolvimento da internet, as mudanças que esta promoveu na indústria cultural e as transformações pelas quais tem passado, a partir do olhar da crítica da economia política da informação, da comunicação e da cultura. A internet nasceu em meio a promessas de democratização e liberdade. Contudo, sua história foi permeada por interesses diversos, sendo que, na última década, ficou nítida a prevalência de sua conformação como mercado e, portanto, sua submissão à lógica do sistema capitalista. Tal dinâmica se manifestou na esfera econômica com a emergência de novos poderosos agentes, os quais hoje disputam a liderança dos mercados, incidindo com isso também na geopolítica mundial. Esse novo cenário promoveu mudanças nas relações de trabalho, na cultura e nas comunicações, para citar algumas dimensões que serão abordadas no curso. Além disso, viabilizou a emergência da chamada “economia digital”, da qual faz parte o novo mercado das comunicações online, composto por plataformas de streaming, redes sociais, portais noticiosos etc, e que permite também atividades que, embora transcendam as mídias, dependem das tecnologias da informação e da comunicação, como a vigilância. Essas alterações demandam análises novas sobre as lógicas de produção, circulação e consumo de informação e cultura, as quais serão abordadas em diferentes módulos do curso Economia Política da Internet.

Período: Junho - Junho / 2020

Investimento: Estudantes de graduação: R$ 70; Associados à Ulepicc-Brasil: R$ 100; Pós-graduandos não associados: R$ 150; Professores/as: R$ 200; Profissionais fora da academia: R$ 200.

Professores/as: César Bolaño (UFS), Helena Martins (UFC), Jonas Valente (UnB), Manoel Dourado Bastos (UEL), Patrícia Maurício (PUC-Rio), Rodrigo Moreno Marques (UFMG), Ruy Sardinha Lopes (USP), Verlane Aragão (UFS).

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Módulo 1 – Início 8 de junho

Bases para o entendimento da internet sob a ótica da EPC

Ementa: A abordagem da economia política da informação, comunicação e cultura. A abordagem crítica da EPC sobre a Internet. As formas e funções da informação, comunicação e cultura sob o capitalismo. As mudanças nas formas e funções da informação, comunicação e cultura sob o neoliberalismo no âmbito do surgimento e desenvolvimento da Internet.

Professores: Verlane Santos (UFS), Manoel Bastos (UEL) e César Bolaño (UFS)

Módulo 2 – Início 15 de junho

Surgimento da internet e questões sobre acesso e neutralidade

Ementa: O projeto ARPANET e as pesquisas de empresas. As bases do surgimento da Internet com a indústria da informática e a abertura das redes de telecomunicações. A ideologia do “excepcionalismo” da Internet. O surgimento da WWW nos anos 1990 e a consolidação da internet com hegemonia de empreendimentos comerciais. A chamada web “2.0” e a promessa da participação. A discussão sobre a chamada “exclusão digital” e os limites do acesso pelo mercado. As políticas de promoção do acesso à internet. A disputa entre operadoras de infraestrutura e provedores de aplicação pela neutralidade de rede.

Professores: Jonas Valente (UnB) e Rodrigo Marques (UFMG)

Módulo 3 – Início 22 de junho

Digitalização, datificação, processamento inteligente e novas aplicações

Ementa: O ascenso das plataformas digitais. As mudanças decorrentes da coleta massiva de dados, do processamento inteligente e de novas aplicações baseadas em decisões automatizadas e apps. As formas de coletas de dados, a criação de perfis e a personalização. Algoritmos, inteligência artificial e formas de processamento inteligente. Novas aplicações e serviços online, decisões automatizadas. Disputa geopolítica em torno do 5G.

Professores: Jonas Valente (UnB) e Patrícia Maurício (PUC-Rio)

Chat 1 – 29 de junho

Módulo 4 – Início 06 de julho

Valor e trabalho nas redes digitais

Ementa: O trabalho em empresas da Internet e a potencialização da subsunção do trabalho intelectual. O papel das audiências no consumo de informações online. O debate contemporâneo sobre o valor e o trabalho na internet. Os desacertos das teorias sobre o trabalho da audiência. Plataformização do trabalho em diversos arranjos (uberização, plataformas mediadoras de trabalho) e precarização.

Professores: Rodrigo Marques (UFMG) e César Bolaño (UFS)

Módulo 5 – Início 13 de julho

Mudanças culturais e nas formas de produção e distribuição de conteúdo online

Ementa: O paradoxo da diversidade e da interatividade com mais vozes na produção e maior concentração na circulação. A estetização do social e a mercadização da arte. Mudança nas lógicas de mercado da indústria cultural. Da convergência ao streaming em áudio e vídeo. Novas cadeias de valor e lógicas sociais de segmentos da indústria cultural, com destaque para os impactos das plataformas digitais na produção e circulação do audiovisual. Terão destaque ainda os problemas relacionados à digitalização e plataformização do jornalismo.

Professoras: Helena Martins (UFC), Patrícia Maurício (PUC-Rio) e Ruy Sardinha (USP)

Módulo 6 - Início 20 de julho

Crise de legitimidade da internet e teses sobre socialismo digital

Ementa: O ascenso das plataformas digitais. O aumento da vigilância. A explosão da desinformação, dos filtros bolha e do discurso de ódio. Discriminação e falta de transparência em sistemas algorítmicos. Os escândalos envolvendo grandes grupos de tecnologia. Concentração e os problemas para a concorrência. Alternativas à Internet hiper-comercializada e as teses do socialismo digital.

Professores: Helena Martins (UFC) e Manoel Dourado Bastos (UEL)

Chat 2 – 27 de julho

CRONOGRAMA

Inscrições: até 30 de maio

Duração: 8 de junho a 31 de julho